quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Combates em RPG

[Alan Rodrigues]

Salve RPGístas!

Particularmente, não sou muito fã dos combates (mesmo o meu background sendo AD&D/3.0/3.5/Pathfinder) e embora tenham sua importância, eu acho que quanto mais rápido eles acabarem, melhor. Sobra mais tempo para o resto todo; especialmente para o Roleplay.

Para acelerar os combates, eu uso aqui na minha mesa uma ampulheta de 45 segundos para os combates e outras situações de tensão.

No combate, caso o Jogador não resolva sua ação dentro do tempo estipulado, o Personagem fica Surpreso [perde bônus de Destreza] na CA até o próximo turno e perde-se a rodada. Porquê? A explicação In-game é que o PJ não soube o que fazer e comeu mosca, o famoso "Minuto da Bobeira".

Parece severo? Bem, pode até parecer, mas lembrem-se que durante um combate, vocês tem todo o tempo dos outros para pensar e decidir o que fazer; esses 45 segundos é tempo mais que de sobra para realizar tuas ações.

Considere os seguintes itens para auxíliá-lo nisso:

- Antes de começar a sessão, pegue a quantidade necessária de dados que você usa (se for possível, é claro) e deixe a mão. Imagine ter de catar todos os 10d6 da tua bola de fogo na hora do teu turno...

- Pegue dados de diferentes cores para cada um de seus ataques e anote a ordem num papel (Dado Azul: 1º Ataque, Dado verde: 2º Ataque, etc...).

- Jogue os Dados de Acerto e dano ao mesmo tempo.

- Para Conjuradores: No turno de seus companheiros, vá calculando a area da magia que você pretende lançar, pode marcar com dados as extremidades da area da magia ou tu pode pegar os moldes que tem no final do Livro do mestre 3.5 e fazer de arame (se tu tem $$, pode comprar na Internet que tem uns prontos).

É isso aí galera! Fiquem a vontade para comentar, criticar, complementar e compartilhar. Passem as dicas para seus amigos e acelerem essas pelejas! Mesmo vocês gostando de lutas, tenho certeza que ao tornarem elas mais rápidas, poderão jogar mais e até lutarem mais! ;D

[Desconsiderem TUDO ISSO se vocês acham divertido ficar 1 hora e meia (pra mais) lutando].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...