terça-feira, 2 de abril de 2013

O mito originário do Tarrasque




Da união de Onachus e Leviathan, nasceu o Tarrasque. Onachus, um búffalo que cospia fogo e Leviathan, uma serpente marinha, ambos, gigantescos.

O Tarrasque teria sido vencido (ou apenas adormecido? xD) por  Marta de Betânia e sua irmã, no sul da França e pelo feito teria se tornado santa, a santa maria, ganhando uma igreja em seu nome: "A igreja de Santa Marta é uma igreja impressionante na orla da cidade, perto do castelo." ( http://ads.tt/IBY)

O Tarascan tem a cabeça de um leão, seis pernas, uma cauda longa, escamosa corpo. ( http://ads.tt/ICP)

"A Tarasque é uma dragoa descrita por uma lenda medieval do sul da França. Possuía seis patas de urso, carapaça de tartaruga, cauda de escorpião, juba de leão, orelhas de cavalo e face humana. A Tarasque teria aterrorizado a Provença até ser domada pelas orações de Santa Marta (irmã de Maria Madalena) e então entregou-se ao povo para ser linchada.
A lenda, celebrada na cidade francesa de Tarascon pelo menos desde o século XV, também é comemorada em festas de Corpus Christi na Espanha, onde a fera é chamada de Tarasca ou Cucafera. Em Portugal, tornou-se a Cuca da canção de ninar". Fonte: http://ads.tt/ICW

Criatura emblemática do D&D, estando presente em todas as edições do jogo, foi inpirada em um mito real que se originou na França. A Wizards criou a sua própria versão da lenda e desde então, é um monstro que que se fixou de forma indelevel no imaginário dos rpgistas fãs de fantasia mediveal!

2 comentários:

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...