segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Conheça Shadowrun


Ainda não narrei neste cenário, pois no passado, tive apenas um contato distante, não tendo a oportunidade de jogar. O conceito do jogo é fantástico, pois mistura elementos que a principio seriam antagônicos  mas que de forma criativa foram bem misturados e adaptados.




Cenário

"O mundo mudou. Alguns dizem que despertou"

Shadowrun é um cenário de campanha de mágica e super tecnologia, publicado em 1989,  mistura os gêneros de cyberpunk e fantasia medieval  baseado em um grande cata-clisma mundial que fez surgir a mágica de volta ao mundo,em um ambiente cheio de maravilhas tecnologias como o ciberespaço (a onipresente rede de computadores), engenharia genética e a fusão entre homem e máquina conhecida como cyberware. Agora são as megacorporações que ditam as regras ( metroplexos) levando a população uma tecnologia de ponta através de aprimoramentos artificiais de bioletrônica

O jogo retrata o ano de 2053 (2° edição) com pessoas que ainda se vestem da mesma forma que na década de 80 do século XX. Como essa obra foi escrita   na década de 80, os autores partem do princípio de que o mundo começou a mudar a partir da década seguinte. Como não poderia deixar de ser, vem marcado culturalmente com as crenças e desejos daquela década.

A magia ressurge, juntamente com dragões, elfos e anões, raças tipicas de cenários de fantasia medieval  . De modo geral, a fauna e flora também se modifica, transformando animais comuns em seres fantásticos  resgatando muitas referências mitológicas  Isso acontece por causa do "despertar" quando os seres humanos "evoluem" e partir dele, surgem os humanoides diversos que comporem esse mundo. Essa evolução se dá através de uma noça geração de recém nascidos, bebês que nascem geneticamente diferentes do seus pais, no qual os cientistas tentam explicar como uma "expressão genética inexplicada". Além dos nascimentos, um tipo especifico de vírus tem causado muitas mudanças, alterações como o vampirismo e outras abominações ferozes como banshees, duendes, fantasmas,wendigos, entre outros. Essas espécies não são consideradas humanas, são meta humanos e não estão  disponíveis como personagens dos jogadores. Dragões também estão presentes em Shadowrun, embora não como personagens para os jogadores. Dragões são muito poderosos fisicamente, magicamente e em algumas situações, financeiramente. Alguns dragões possuem   riquezas acumuladas. Sua grande inteligência permitiu-lhes ganhar uma grande influência e poder rapidamente e alguns subiram para altos cargos políticos e econômicos nas grandes  corporações  ou se tornaram  chefes de Estado.   Gangues violentas, usando magia e  tecnologia aterrorizam as ruas. Intriga e conspiração são os temas mais comuns das aventuras do universo de Shadowrun.

Tecnologia super avançada, o surgimento de raças inteligentes humanoides e um novo elemento que permite feitos que antes o homem não tinha acesso, a magia! Mágicos são capazes de lançar feitiços, invocar espíritos, e criar artefatos mágicos chamados "focos". Todos os magos seguem alguma tradição que determinam a sua compreensão sobre a magia, com os magos herméticos (cujo controle de magia vem através de estudo e manipulação de energia mágica ou mana) ou os xamãs (cuja magia deriva de uma conexão com a natureza através de um espírito totem, e que pode convocar os espíritos da natureza associados a um determinado lugar).


Os elementos cyberpunk caracterizam a cidade. Letreiros de neon,  Clubes noturnos, punks com partes do corpo substituidas ou complementadas por implantes cibernéticos. Aqui a tecnologia é avançada e faz parte da vida do cidadão comum, variando do Cyberware (implantes técnicos) e Bioware (implantes geneticamente modificados que aumentam habilidades de uma pessoa) até a possibilidade de aumentar seus corpos com implantes de nanotecnologia  A rede de computadores( matriz) é o ambiente de tecnautas que utilizam a realidade virtual para vencer os sistemas de segurança que protegem os sistemas das grandes empresas.


Tipicamente você jogará como um Shadowrunner, uma especie de mercenário futurista, freelancer que pode ou não trabalhar para uma megacorporação, prestando serviços diversos como espionagem industrial, hacker, entre outros.as suas motivações básicas são guiadas por um instinto básico do ser humano que é intensificado em qualquer situação extrema: Sobrevivência. Em Shadowrun, as empresas estão efetivamente "classificadas" pela quantidade de ativos sob seu controle, incluindo material, pessoal e  propriedade, bem como o lucro anual.  Por conta disso, assim como em D&D, você é membro de um grupo de aventureiros que cumprem missões por recompensas e contam com uma boa variedade de de tipos de personagens para jogar. Apesar do clima pesado de um cenário cyberpunk, existe sim, espaço para o heroísmo e além das suas motivações pessoais, o grupo poderá se mobilizar vez ou outra para praticar atos de altruísmo, tudo dependerá do contexto.


Sistema de regras

Eu ainda não vi como está  na quarta edição ( fique a vontade para comentar), mas a segunda lembra muito Storyteller porque é baseado na dinâmica de jogar um determinado número de dados definido pelas suas habilidades e tentar conseguir o maior número de sucessos proposto por uma determinada dificuldade imposta pelo mestre de acordo com o caso. Usa-se dados de seis faces e na construção de personagens, você também percebe o mesmo sistema de prioridades do storyteller. Ao todo você tem seis prioridades  podendo dividir entre raça, habilidades,magia, perícias entre outras. Uma curiosidade é que personagens magos não usam implantes cibernéticos, já que isso diminui sua Essência prejudicando a sua habilidade em Magia, similar a falha de magia arcana no D&D,porém, em Shadownrun é bem mais restritivo . Assim temos os arquétipos dos combatentes, místicos e peritos.

O sistema de regras pode dar um pouco de trabalho para mestres inexperientes e fica ainda mais complicado quando se trata do sistema de combates ( existem trés sistemas de combate, cada um para uma determinada situação o.O), uma parte do jogo que deveria ser a mais dinâmica  torna-se a mais lenta, caso o mestre não a conheça bem e tenha pouca paciência xD. Essa é uma característica marcante em alguns jogos mais antigos, este vem da década de 80, então traz este traço cultural de regras mais detalhadas o que por um lado é bom para retratar mais realismo na mesa, mas também é ruim por conta da jogabilidade.

Mercado

Shadowrun foi criado e publicado pela FASA Corporation em 1989 até o  início de 2001, quando a FASA fechou suas portas e a propriedade foi transferida para WizKids (uma empresa fundada por pessoas da FASA). WizKids licenciou os direitos do RPG para FanPro (que já estavam publicando para a versão alemã), até que foram adquiridos pela Topps em 2003. Atualmente, Catalyst jogo Labs (uma marca editorial de InMediaRes Productions) licencia os direitos de Topps para publicar novos produtos.

No Brasil, o jogo foi editado pelas editoras Ediouro e posteriormente pela Devir Livraria. Atualmente, já foi lançado a quarta edição que contém mudanças significativas em relação as edições anteriores. O ano agora é 2070


Desde 2004, a  Shadowrun Missões (SRM) ofereceu aos fãs uma "campanha de vida" que permite o avanço do personagem persistente. SRM é dividido em "estações", que são compostas de até 24 missões individuais que podem ser jogados em convenções ou em casa. Cada estação SRM desenvolve uma trama global focada em uma cidade específica da configuração Shadowrun. Configurações anteriores incluíram Denver e Nova York, com planos para a quatro temporadas para acontecer em Seattle.

A Quarta edição foi lançada na Gen Con em agosto de 2005, e trouxe mudanças significativas para o sistema de jogo e configuração. O novo sistema causou alguma controvérsia entre os fãs, apesar da crítica ter sido positiva.
O Shadowrun RPG gerou Shadowrun: O Trading Card Game, quatro jogos de vídeo, um jogo de figura de ação (Shadowrun Duels), duas revistas, um livro de arte e mais de 50 novelas, começando com os segredos da série Poder que introduz algumas dos personagens originais de Shadowrun e dá uma boa introdução a esse universo ficcional. Além do livro de regras principal houve mais de 100 livros suplementares publicadas com as aventuras e expansões para ambas as regras e as definições de jogo. Catalisador Games anunciou seus planos de publicar Shadowrun: Crossfire, O Jogo de Aventura Deckbuilding e um jogo tático Shadowrun miniaturas: Gangers Sprawl em 2013, bem como o jogo de tabuleiro Shadowrun:. Hostile Takeover em 2014.

Vídeo game


Quatro jogos foram desenvolvidos com base na franquia Shadowrun, o primeiro, em 1993,  desenvolvido pela Software Beam para o Super Nintendo Entertainment System. O segundo Shadowrun também intitulado, foi lançado para o Mega Drive em 1994, desenvolvido pela Software Blue Sky. O terceiro jogo foi um jogo de aventura de ficção interativo desenvolvido pela empresa japonesa Grupo PND em 1995 para o Sega , intitulado novamente Shadowrun. Um jogo de quarta, intitulado Shadowrun: Assassin, foi planejado para ser lançado em 1998 pela FASA Interactive para o PC, mas foi cancelado.  O quarto  é um jogo de tiro em primeira pessoa para o Xbox 360 e o Windows Vista  intitulado Shadowrun. Ele foi desenvolvido pela FASA Interactive, de propriedade da Microsoft Corporation, que também produziu o título. Foi o primeiro jogo que permitiu multi-plataforma  no Live para o serviço Windows. Como os editores do jogo Shadowrun RPG afirmou na época do lançamento do jogo de vídeo: "Microsoft reescreveu o cronograma e definição para este jogo, por isso não está em continuidade com o RPG de mesa Pode ser mais bem descrita como uma. jogo vagamente baseado em Shadowrun ".

Em setembro de 2007, a Microsoft fechou FASA Studios e licenciou os direitos de Shadowrun entretenimento eletrônico em Smith & Tinker, uma empresa detida pela Jordan Weisman, um dos criadores originais de Shadowrun. Em 2012, Esquemas de Weisman empresa harebrained lançou uma campanha Kickstarter para financiar o desenvolvimento de Volta Shadowrun. Cerca de 1,8 milhões de dólares foram prometidos, quatro vezes mais do que a meta de dólares 400 mil. A data de lançamento estimada é de janeiro de 2013. Janeiro de Wagner Productions Cliffhanger também fez uma campanha bem-sucedida para Kickstarter Shadowrun Online, um 3D baseado em turnos de jogo de vídeo online, estilo RPG que pode ser jogado sozinho ou com outros jogadores. Em 14 de agosto de 2012, a campanha foi financiada em 558,863 dólares, com uma liberação estimada maio 2013





Romances


A FASA lançou 40° romances  em colaboração com a Roc publicações entre 1991 e 2001. O lançamento dos Romances sairam  entre 2001 e 2005, com os livros produzidos e licenciados pela FASA . Outro romance (41°) foi anunciado, mas nunca foi lançado.

Em 2005, começou a publicar romances WizKids, novamente através do selo Roc da nova biblioteca americana. Seis romances foram liberados na nova série. Em 2008, a Catalyst Game Labs anunciou o retorno dos romances para o Classic BattleTech, MechWarrior e Shadowrun. Foi anunciado  que o primeiro dos romances de todos os novos titulos iriam aparecer timidamente no início de 2009, mas os romances não foram liberados devido a atrasos inexplicáveis ​​na produção das novelas para as três franquias. Uma coleção de contos intitulado "Spells and Chrome" foram publicado em 2010. Um novo romance, Ressonância das Trevas, foi anunciado para ser lançado em 2011.
Vários romances adicionais foram publicados em outros idiomas. Mais de 30 romances foram escritos em alemão, por autores alemães e austríacos publicados por Heyne (desde 1991) e FanPro (desde 1997).




Mais informações: http://ads.tt/A4xE_Q


Inspiração

Dicas de livros: Neuromancer, Gurps Cyberpunk, Cyberpunk 2020

Dicas de filmes: Blade Runner, Sin City, mad max 

Dicas de séries: Jericho

Dicas de jogo: Fallout 3, Fallout New Vegas e Bordelands ( dicas do Samuel Ragnus)

Dica de anime: Akira, Cowboy Bebop


Você também encontra mais material para te inspirar na próxima sessão AQUI

Se você não conseguir encontrar o livro em nenhum sebo, pode baixá-lo aqui: Shadowrun e viva grandes aventuras neste mundo de campanha!








6 comentários:

  1. Ótima materia mestre !
    A quarta edição é bem diferente desta sobre a qual escreveu. Avançou na linha de tempo "junto de nós", a primeira edição que saio em 1990 era em 2050 +-, a quarta que foi lançada 20 anos depois em media, avançou tambem 20 anos!
    Agora temos mais opções, existem diversos livros e suplementos do cenario! Cada aspecto do cenario ganhou um Core expandido!

    Tudo mudou na 4° o sistema de batalha esta dinamico, de pericias e construção depersonagens tambem. Os testes usam ainda o mesmo sistema "a la Storyteller"
    Atributo + Pericia = pilha de dados, vc lança a mesma e conta os dados 5 e 6, estes serão acertos e vc precisa de X acertos pra conseguir realizar tão ação.

    O principal aspecto do cenário da 4° é o mundo Wireless ! Tudo esta mais acessível, os autores pesquisaram muito, algumas tecnogias e afins. O sistema de Hacking que era sofrível na 2°, agora esta mais dinamico e rapido!

    Na parte dos personagens agora existe tambem o Tecnomancer, que é uma especie de mago da matriz, ele consegue enxergar e manipular a matriz como se estivesse conectado. Sabe o Neo do filme Matrix ? Naquele mesmo esquema !

    Bom, poderia passar o dia inteiro escrevendo aqui, mas acho que já me alonguei por demais!

    Abraços, Lobo Lancaster

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário, bem instrutivo e instigador, se valia a pena olhar a 2° edição, então vale a pena ainda mais a 4°!!! To com cenários na minha lista de preferência no momento, mas pretendo esse ano rolar uma campanha de Shadowrun, quem sabe da 4° edição xD

      Excluir
    2. Essa é a minha intenção! Sou apaixonado pelo gênero cyberpunk e Shadowrun sempre foi meu sonho de Rpgista (foi até mesmo o que me impulsionou a aprender o idioma Shakesperiano!)conseguir jogar em uma mesa, mas infelizmente não rolou e virei mestre ^^
      Agora sempre que possível tento divulgar o cenário e noticias do mesmo, por que não sei ao certo o motivo, mas vejo sempre o pessoal colocando algumas barreiras para jogar SR. Sempre que perguntão vejo eles torcendo o nariz, dizendo que é muito nonsense "magia + Tecnologia".

      Enfim, muito obrigado pela matéria! De coração !
      E fique de olho mestre ! Foi anunciado no ultimo mês o lançamento do 5° edição ! Ainda pra esse ano !

      Abraços !
      PS: Uma curiosidade, Vampire foi lançado em 91, Shadowrun em 89 !

      Excluir
  2. Perfeito, eu é que agradeço os comentários =D
    Obrigado por complementar as informações e bora jogar RPG!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post! Muito elucidativo. Me deixou com muita vontade de conhecer o sistema! Valeu!

    Abraços

    ResponderExcluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...