sexta-feira, 16 de agosto de 2013

OLIFANTES

[Matheus Marraschi]

Preparei um textinho em comparação do termo "Olifante" utilizado na Terra Média e na Era Hiboriana, com uma breve menção ao instrumento sonoro de marfim utilizado na idade média. Fica aí pra matar a curiosidade de alguns.


(...)

OLIFANTES

Olifante na Terra Média:
Um olifante, ou mûmak, era, no universo ficcional da Terra-média criado por J. R. R. Tolkien, um animal aparentado ao elefante, mas de maiores proporções.
Os Oliphantes viveram durante a Terceira Era, na terra de Harad, ao sul. Foram usados no cerco a Gondor e na subsequente Batalha dos Campos de Pelennor, em 3019, na Terceira Era. A espécie extinguiu-se algum tempo depois. Eram suficientemente grandes para carregar estruturas semelhantes a torres nas suas costas.
Na adaptação cinematográfica de Peter Jackson, os Olifantes aparecem em Senhor dos Anéis: As Duas Torres, e em Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (onde desempenham um papel fundamental na batalha dos campos de Pelennor).


Olifantes na Era Hiboriana:
Olifante é um instrumento de marfim (adornado por um artista habilidoso) utilizado para conduzir e incentivar as tropas Aquilonianas em tempos de guerra. Instrumento este que se tornou um símbolo característico do exército Aquiloniano (o mais mortal da Era).
As tropas Aquilonianas são frequentemente sinalizadas por um Olifante. Dizem que este item representativo é capaz de imitar qualquer som, desde o rugido de um leão até o som suave da brisa.
Estes instrumentos são muitas vezes símbolos de status entre a elite militar Aquiloniana, e muitas vezes são oferecidos como recompensa por serviços excepcionais a lordes. Olifantes representam a propriedade da terra e da riqueza, e, por isso, são muitas vezes usados como prêmios, juntamente com um feudo ou uma casa senhorial. Os Pictos selvagens têm aprendido o valor dos Olifantes entre as tropas Aquilonianas, tanto que muitas vezes roubam estes instrumentos como troféus.


O Olifante no nosso Contexto Histórico:
Olifante é o nome de um instrumento sonoro da Idade Média, uma espécie de corneta feita de marfim de elefantes, donde provém seu nome. Era usado no exército e em caçadas para emitir sinais e chamados sonoros simples, uma vez que não possui orifícios para produção de escalas. Usualmente eram levados em batalhas pelos comandantes, para reunir ou avisar as tropas, sendo um dos emblemas do comando. Podiam ser ricamente decorados com entalhes ou aplicações de adornos em metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...