sexta-feira, 12 de abril de 2013

Narrativas Hack and slash





Narrativas Hack and slash

Narrativas Hack and slash trata-se de um estilo de narrativa  tradicionalmente adotada por grupos de D&D, baseando-se quase que exclusivamente em invadir Dungeons, matar monstros e pilhar tesouros. Na criação dos personagens, os jogadores esforçam-se em dominar as regras oficiais para criar personagens imbatíveis e esquecem-se de outros elementos importantes para uma boa partida de role playing game. A interpretação ou a história pouco importam, contato que aquela classe de prestigio combinada com uma certa quantidade de talentos sejam suficientes para derrubar até mesmo o próprio mestre da cadeira! ( e as vezes conseguem!).

Muitos entram em contato com o RPG assim, onde alguns evoluem em alguns meses para uma sistemática mais madura, enquanto outros passam anos presos a uma mentalidade de matar, pilhar e destruir, onde a aventura só fará sentido se eles puderem apelar, usando toda a mecânica do sistema de regras oficiais disponíveis e se houverem vencedores no final.

Jogar RPG não é apenas invadir masmorras e matar Dragões. Onde está a motivação nos combates? Porque você vai arriscar a sua vida com esse grupo de pessoas? Será que essa classe/ talento/ conceito de personagem é interessante de alguma forma para a história ou você está apenas enxergando combinações poderosas mirabolantes para se dar bem no final?  Onde está o seu bom gosto por boas histórias e personagens cativantes? ( perdeu-se em meio aos cálculos daquela magia de 9° ciclo?)

Narrativas Hack and slash tornam-se cansativas e no final das contas não passam de um simples jogo de tabuleiro ou uma partida de MMORPG.


2 comentários:

  1. Tem gosto para tudo. Há quem goste de ficar devagando o sexo dos vampiros deprimidos e há quem goste de matar e pulhar tudo. Eu fico pelo meio disso.

    Mas seria bom você falar ao certo de que jogo está falando, porque nem todo D&D é assim. Afinal, nas edições antigas você nem tinha como otimizar seu personagem, escolher feats, classes de prestígio e essas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, cada um no seu quadrado kkkk.
      Refiro-me indiretamente mais a uma mentalidade do que um jogo em si, pois um estilo influencia, mas não determina. Se você só quer regras e batalhas, existem jogos de tabuleiro que são muito bons. Se você só quer contar uma história e esquecer o resto, escreva um livro. Só tem interpretação e nada mais? Visitar um teatro seria mais interessante. Quer os três? Jogue RPG! Claro que um estilo foca mais em um aspecto que outro, mas negar completamente foge daquilo que imagino ser uma boa partida de rpg que obviamente, muitos dirão; mas eu me divirto! Resta saber por quanto tempo...rsrs

      Percebo que uma partida que engloba as 3 coisas dificilmente fica cansativa, mas isso não é uma regra absoluta, claro, mas pelo menos, atualmente, prefiro um pouco dos 3. =D

      Valeu pelo comentário e fique a vontade para deixar a sua opinião =D

      Excluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...