terça-feira, 2 de abril de 2013

Mestres iniciantes e uma jornada imprevisível

Já faz algum tempo que tem uma galera  me pedindo para eu listar algumas dicas para quem está começando a narrar. Bom, fizemos alguns podcast, eu escrevi alguns post aqui no blog estilo "dicas de mestre" para ajudar tanto iniciantes como jogadores mais experientes ( vocês podem conferir no histórico do blog), mas mesmo assim, creio que eu não tenha sido muito didático ou objetivo com relação ao assunto proposto. Pensei em disponibilizar na forma de podcast em um formato mais amplo, mas pelo trabalho que iria dar, principalmente com relação a edição ( a Thinna edita sozinha os crossovercast e se esforça muito no processo, faz isso com boa vontade, porque retorno financeiro não tem, então escute algum dos podcast e comente, o seu feedback é uma moeda valiosa de apoio xD), tem se tornado inviável e a intenção de ajudar a galera que quer começar a narrar foi boa, mas pouco eficiente. O próprio tempo que venho dedicando ao projeto tem sido prejudicado ao longo do tempo ( por isso o atraso em atender alguns pedidos de seguidores, ou até mesmo o esquecimento), pela correria do dia a dia e por mais que eu adore fazer isso, não é um trabalho com retorno financeiro, então eu e toda a equipe encaramos tudo isso como um passatempo muito divertido que executamos quando possível =D. Então, resolvi arregaçar as mangas e passar o máximo de dicas através desse texto e espero que ele possa ajudá-lo a ter mais confiança para montar a sua mesa, já que você só vai aprender a narrar, narrando e na maioria das vezes o que se precisa é apenas um ponta pé inicial. Então, vamos começar:



O que vamos jogar?

Escolha um cenário de campanha e um sistema de regras. Existem inúmeros títulos disponíveis no mercado, indo da fantasia medieval ( Tormenta, Forgotten Realms, senhor dos anéis), passando pelo período moderno/ contemporâneo ( vampiro a mascara/  réquiem, espirito do século, Call of Cthullu) até futuristas em diversas vertentes ( Shadowrun, Cyberpunk 2020, Space Dragon). Esses cenários foram projetados para o universo rpgistico, mas você pode adquiri um sistema de regras genérico e ambientar em qualquer universo que já conheça, seja ele um filme, série ou jogo de vídeo game, o mais importante é a escolha vá ao encontro dos gostos pessoais de todos os integrantes do grupo. Como um sistema generico bem simples de se começar eu indico 3D&T Alpha que conta atualmente com suporte bimestral da Jambô, mas também tem o Old Dragon, Storytelling, ação!!!, entre outros.

Quem será o mestre?

Analisando de forma bem romântica, poderíamos dizer que o destino escolhe quem será o mestre, mas sendo realista eu diria que é a NECESSIDADE. Sim, acredito que a maior parte dos mestres começam a narrar por não ter outra opção, ou narra ou não tem jogo, simples assim. Por algum motivo o grupo o elege para o cargo de narrador, seja porque você é comunicativo, criativo ou simplesmente é o mais velho da turma ou recebe a benção/ maldição de ler primeiro o livro básico de regras ( algumas vezes pelo acaso, outras vezes por uma artimanhas muito bem articulada pelo possível ladino do futuro grupo, tentando "despertar" narradores adormecidos"). O meu foi pelo acaso, absorvi o máximo que pude em umas duas horas de jogo participando de um grupo que o meu primo jogava e me convidou para conhecer o tal do "RPG". Se você não encontrou ninguém no seu bairro que possa ser um "mestre de RPG", então procure atentamente, olhe-se no espelho e descubra que qualquer um, tendo um vontade e imaginação, tem o potencial para narrar aventuras espetaculares, basta só você acreditar.


Espero que tenha ajudado e que na sua mesa rolem bons dados e não se esqueçam de deixar aqui as suas primeiras experiências, um bom jogo a todos e sucessos decisivos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...