quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Narrando - Trazendo novos jogadores para o lado lúdico da força


Passivamente é mais complicado encontrarmos pessoas interessadas em conhecer o RPG , geralmente, temos que convida- las . Convide os seus colegas de estudo,trabalho ,amigos ,familiares e porque não a namorada?É complicado julgar as pessoas certas para se convidar  ,mas geralmente temos uma noção analisando as preferências de cada um, individualmente .Os mais óbvios  são fãs de anime e mangá , fãs de qualquer linha de vídeo game e fãs de filmes que abordam temas fantásticos como senhor dos anéis ou arquivo X .


Todos sabemos que a 4° edição do D&D foi voltada para os jogadores de MMORPG , uma tentativa de expandir o mercado e que também sabemos que não deu muito certo , tanto que a 5° edição está vindo por aí....
Competir com gráficos espetaculares em uma geração de nerds nascidos e criados pela tecnologia não é uma missão de ND muito alta .O sistema chegou ao mercado e trouxe pouco atrativos para esse público , não se pensou em uma abordagem específica para atrair esse povo e de quebra espantou grande parte dos consumidores fiéis a empresa  e que detestaram a nova versão.

Então vamos a algumas dicas básicos de como recrutar novos amantes do role play e salvar a nossa "espécie da extinção".

O começo mais obvio é explicar a pessoa do que se trata, descrever o que é o tal do RPG.Tirar todos os paradigmas equivocados , respondendo coisas do tipo :" não se trata de uma técnica de fisioterapia" , também não tem sacrifícios satânicos e não é coisa de maluco.Na internet você encontra várias definições sobre a sigla ,leia um pouco para melhorar a sua argumentação , quanto mais informação de qualidade você passar ,mais crédito os leigos lhe darão e passarão a ouvir o que você tem a dizer.

Não diga que o jogo dura em média 4 horas e se estende por dias ,as pessoas podem se assustar.Para quem joga , esse tempo é mediano , para os mais afoitos, passa em um piscar de olhos , entra aqui o conceito de "tempo relativo" do Einstein .Sem de fato jogar a pessoa não vai entender como uma partida "demora tanto" , esse é um detalhe que não precisa ser mencionado.

Adquira uma aventura solo e no final da sua explicação ,peça que a pessoa leia,explique como funciona, para ela entender melhor o que você estava falando.Já comentei aqui sobre as AVENTURAS SOLO e até postei uma na íntegra no blog , extraída de uma antiga Dragão Brasil .Essa é uma ferramenta excelente , você já prepara a cabeça do novato para quando de fato o jogo puder ser demonstrado.

NUNCA diga que é complicado ,não importando o contexto, essa palavra geralmente fazem as pessoas desistirem de fazer qualquer coisa que seja sem ao menos querer saber do que se trata.O ideal é sempre se referir como um jogo de imaginação ,onde conta-se histórias ao redor de uma mesa, como em um teatro ,onde cada um interpreta um personagem....mas não saia jogando nomes de cenários e sistemas de jogo , obrigando-a a decorar números e tabelas , vá com calma , faça a ficha dela e vá indicando os testes , aos poucos a nova forma de diversão irá sendo incorporada.

Quando for jogar , escolha um cenário de acordo com o perfil do convidado,nesse ponto você terá que conhecer as preferências da pessoa.Escolha o sistema  mais simples .3D&T ALPHA é o mais indicado ,gostando ou não , a simplicidade nas regras é importando para encorajar o aspirante .O Storytelling poderia ser uma segunda opção para os mais reacionários ao defensores de Tóquio , assim como Old Dragon , com regras mais detalhadas ,porém descomplicado.Os menos recomendados são o D&D 3.5 e o Gurps , claro que existem as exceções , tem muitos novatos que começaram com esses sistemas ,mas tenho certeza que muitos deixaram de jogar por "ter regra demais" ou "demora muito esse negócio de fazer ficha" , digo por experiência própria ,o ideal é não arriscar ,depois é só ir moldando as preferências do seu neófito com o tempo .

Prepare uma aventura simples ,cheia de clichês mesmo, .afinal de contas, tudo é novidade para o seu aprendiz.Deixe a sessão bem divertida com conceitos gerais e foque nos aventureiros de primeira viagem ,eles devem sair da mesa com aquele gostinho de quero mais .


Se você não é o narrador do grupo,  então compartilhe essas dicas com ele e vamos ajudar o role play game a ascender em popularidade!...ou pelo menos ,mor..ops..continuar tentando!
Palavras de um grande mestre

Sucesso decisivo a todos!

3 comentários:

  1. Um ótimo texto.

    Acho que é interessante ressaltar que não existe isso de um "sistema mais adequado" para qualquer jogador, o que existe é um clima mais adequado para cada mesa.

    Todas as pessoas que ensinei (que não foram poucas), começaram com d&d 3.0 e 3.5 ou vampiro, hoje em dia elas provavelmente sabem mais das regras do que eu, e nunca vi ninguém reclamando a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helton .Obrigado pelo seu comentário.Na verdade ,com relação a este aspecto eu quis dizer que o interessante é focar na narrativa e quanto menos regras você tiver para explicar ,melhor.Para nós é simples, mas para quem não sabe nem o que é rpg ,isso pode acabar afastando possíveis interessados e como eu disse no texto , existem as exceções.No seu caso,parabéns!Você é um ótimo mestre - professor . Claro , cada caso é um caso , mas já vi muuuito jogador traumatizado com mestre sem noção.

      Mais uma vez, obrigado pela sua contribuição ao nosso amado hobby .sucesso decisivo para você!

      Excluir
  2. Eu comecei em 2001 com D&D 3E, não achei complicado, pois o contexto de gostar de RPG de vídeo-game ajudou. Para o meu contexto particular não atrapalhou.

    Eu concordo com o texto que deva-se usar sistemas mais simples e com poucas regras, não acho que o Old Dragon caia nessa categoria, ele é um sistema semi-pesado, um GURPS Lite é mais fácil de entender que o Old Dragon.
    GURPS Lite fica emparelhado com 3D&T (que é feito usando o GURPS), mas o 3D&T é mais atrativo por apelar a temas como desenhos animados/Animes/Mangá/Filmes/Livros/etc ... .

    Como eu já joguei muitos sistemas diferentes com cenários de gêneros diversos e já li outros tantos que nunca joguei (é uma boa conhecer outros sistemas, nem que seja somente lendo-os), dos sistemas simples, o melhor de todos é o Mighty Blade (opinião pessoal).

    Iniciei meus primos(as) e sobrinhos(as) no hobby
    usando o 3D&T Alpha, mas o sistema que mais agradou e eles e o qual jogam até hoje é o Mighty Blade, que é mais simples que o 3D&T Alpha.

    ResponderExcluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...