segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Narrando - As aventuras fantásticas



São histórias escritas em formato de conto com múltiplas escolhas que levam a diferentes desfechos , escolhidos pelo leitor. São aventuras para se  jogar sozinho, uma alternativa aos jogos de RPG de mesa que exigem um grupo de pessoas .Uma característica é a não linearidade dos parágrafos , pois dependendo das suas decisões você muda de um para outro aleatoriamente sem prejuízo na coerência da narrativa.



A ideia é antiga e foi idealizada pela dupla Steve Jackson e Ian Livingstone que quiseram expandir o conceito de RPG , mesclando role play game com contos fantásticos  ,criando o "livro-jogo".Em 1982 iniciou a primeira publicação com o "O Feiticeiro da Montanha de Fogo".Nos anos seguintes tiveram muito outros títulos , destacando-se "A Cidadela do Caos e A Floresta da Destruição"

No Brasil , foi publicado  pela editora Marques Saraiva, onde a série teve em seu total 28  livros.Com o fim dos lançamentos os fãs ficaram órfãos por muito tempo até que em 2009 a série "Aventuras Fantásticas" volta a ser publicada no Brasil, pela Editora Jambô, voltando a ser vendida em todo território nacional.

Usar um livro-jogo é bem simples , basta você começar lendo pela 1° numeração e ir seguindo a leitura pela numeração que você escolher seguir .Um exemplo:

Se quiser seguir o ventrue  para ver aonde ele vai, vá para a parte 5.
Se preferir voltar para o covil, vá para a parte 16.
Se quiser esperar ele retornar, vá para a parte 61.

Dependendo da sua escolha você segue para o paragrafo em questão , 5,16 ou 81 e continua a leitura a partir do item escolhido , pulando a ordem , e seguindo com as escolhas seguintes,chegando até ao final da aventura... ou não .

Itens , habilidades ou uma rolagem de dados (sim , é possível) podem trazer um prazer a mais a aventura.Confira:

Se você tiver com o anel  mágico  , vá para a parte 98.
Se você não tiver o item, mas possui a perícia furtividade, vá para a parte 20.

Caso contrário, role 1D6 .Se der 1,2 ou 3  vá para a parte 102.
Se der 4,5, ou 6 vá para parte 8.

Os itens e habilidades são decididos antes de começar a leitura , alguns textos vem com uma ficha que deve ser preenchida antecipadamente.A exigência de uma rolagem de dados é bem simples , nunca vi exigirem nada além de um D6(dado de 6 lados) , pois afinal de contas , é o mais comum .


A vantagem desse estilo é que são excelentes para introduzir jogadores novatos , antes mesmo de uma partida convencional , para que acostumem-se com o conceito do jogo. Além disso é ideal para passar o tempo entre uma sessão e outra , quando a vontade de jogar é grande .

A desvantagem é que diferente do RPG  de mesa , as suas escolhas são limitadas e não existe interação social ,uma das vantagens dos jogos de interpretação.

Creio que seria uma ótima ferramenta para divulgar o jogo para pais e professores , divulgando em casa e nas escolas ,  é muito prático e já traz uma publicidade positiva por se tratar de uma leitura em si , qual educador não vai apoiar essa ideia?

Nas próximas postagens irei colocar uma aventura solo aqui .

Sucesso decisivo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...