sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Danos mortais- D20

Achei uma regra opcional bacana pro sistema D20 em um dos suplementos do Conan. Resolvi traduzir para compartilhar aqui com vocês. 

É uma regra para danos mortais (efeitos extras de dano, ataques localizados, cicatrizes de batalha e afins). Em um jogo letal como Conan, eu não aprovaria essa regra, mas em um jogo "very easy mode" tipo D&D, onde existem até magias de cura (absurdo), eu acho que seria excelente para deixar o jogo um pouco mais dramático.
A regra nem requer adaptação, basta utilizá-la. 


Em qualquer jogo de RPG, onde o combate é provável de ocorrer, os personagens vão se machucar – especialmente cortes nos membros, corpo e na cabeça. Conan RPG é um jogo que utiliza um sistema de combate relativamente visceral, que reflete os danos de um personagem em sua saúde em geral.

É um sistema simples de entender. Quando um personagem sofre dano o suficiente para exceder os seus pontos de vida total (-10), ele morre. Os personagens podem até mesmo morrer imediatamente, se eles sofrem um único golpe terrível que faz com que uma grande quantidade os submeta a regra do dano maciço. Como personagens se tornam mais poderosos e experientes, no entanto, ganhar níveis e pontos de vida, pode parecer um pouco menos dramático.

Esta regra opcional, chama “Danos Mortais”, é uma maneira de colocar um pouco do realismo de Robert E. Howard no sistema de jogo. Ele apresenta o fato de que muitas das feridas não-mortais deixam marcas memoráveis em um personagem. Membros quebrados ou mutilados, cicatrizes irregulares e feridas de cura lenta, tudo é possível. O machado na mão de um bárbaro alojado em uma coxa ou uma flecha mergulhada como uma serpente através da mão de alguém, pode significar muito mais do que apenas perdas de pontos de vida.

Para utilizar esta regra opcional de combate, o Mestre deve tomar nota do valor de Constituição de cada personagem, mais ou menos o modificador de Força e Destreza do personagem. A pontuação final é uma parte importante desse sistema de danos, chamada de “Limite do Personagem”. O limite do personagem é uma sub-estatística vaga usada para significar a saúde física geral do personagem em questão.

Por exemplo, um personagem com valor de Constituição 13, Força 16 (+3) e Destreza 9 (-1), tem um limite final de 15 (13 + 3 -1). Uma Sun-estatística muito simples de calcular.

Sempre que uma criatura viva (não-morto-vivo, não-demônio, etc) é atacada por um ataque físico letal (garras, espada, pedra, etc), que inflige seu sucesso de dano máximo (os dados da arma em si, e não dados adicionais de habilidades ou de acertos críticos), ou causa dano suficiente para ultrapassar o número limite do alvo, há uma chance de danos permanentes.

Quando a chance de danos permanente for determinada (verificada pelo Mestre), o dano total real é calculado e comparado com o limite do alvo. A diferença, positiva ou negativa, é então utilizada como um modificador de rolagem de dados na seguinte tabela de danos permanentes. A tabela determina se o alvo sofrerá quaisquer efeitos duradouros do ataque. O que esses efeitos podem causar,é encontrado em descrições individuais abaixo.

Tabela de Dano Permanente
2d6 (+/- modificador)
Dano Mortal
Menos de 0
Sem Efeito
0
Cicatriz Pequena
1-3
Cicatriz Impressionante
4-7
Ferida Dolorosa
8-10
Ferida de Cura Lenta
11
Cicatriz  Horrenda
12
Membro Ferido
13
Ferida Agonizante
14
Órgão Sensorial Ferido
15
Dano em Órgão
16
Perda Excessiva de Sangue
17
Membro Mutilado
18
Órgão Sensorial Mutilado
19
Ruptura de Órgão
20+
Traumatismo Craniano


Sem Efeito: Ferida normal. Sem efeito duradouro no personagem.

Cicatriz Pequena: Ferida que vai se curar, mas deixará uma pequena cicatriz. Nada além do que algo para lembrá-lo do que aconteceu.

Cicatriz Impressionante: Corte que expôs a carne do personagens, demorará algum tempo para se curar. Se a cicatriz for visível ( Mestre deve decidir onde o golpe foi executado), o personagem ganha +1 de bônus de circunstância em Diplomacia, Intimidação e Obter Informações feitas com soldados acostumados a combater.

Ferida Dolorosa: O personagem foi atingido em um local particularmente doloroso (canela, rim, virilha, etc). Até que o personagem recebe um teste de Cura (CD18), ele vai sofrer -1 nas jogadas de ataque e perícia. Este efeito é cumulativo com outras penalidades.

Ferida de Cura Lenta: O personagem sofreu uma ferida difícil de se curar por meios naturais. O dano deste ataque deve ser registrado separadamente, uma vez que ele só vai curar 1 ponto de vida deste dano por noite de descanso.

Cicatriz Horrenda: A ferida deixou uma deformidade no personagem, seja no pescoço, rosto ou couro cabeludo, deixando uma área enrugada e irregular exposta. Se o personagem não possui essa área coberta, ele sofre uma penalidade de -1 em Diplomacia, Disfarce e Obter Informações.

Membro Ferido: Um dos membros do personagem foi gravemente ferido por um ataque.
Role 1d6: 1- Mão esquerda / 2- Mão direita / 3- Braço esquerdo / 4- Braço direito / 5- Perna Esquerda / 6- Perna Direita.
Se uma mão estiver ferida, qualquer habilidade ou jogada de ataque usando a mão sofre -2 de penalidade. Se um braço estiver ferido, o personagem não pode usar um escudo em cima dele e sofre uma penalidade de -2 nas jogadas de ataque e dano com aquele braço. Para cada perna ferida, o personagem sofre 3m de deslocamento e -1 na Defesa Esquiva. Estas sanções permanecem até que o personagem passe por um repouso de 8 horas e receba um teste de Cura CD20.
Nota: Se o mesmo membro for ferido duas vezes igualmente, ele sofre uma mutilação (membro mutilado).

Ferida Agonizante: A ferida provoca uma agonia terrível sobre o personagem . Isto é tratado como uma “ferida dolorosa”, mas a CD pra cura é de 23 e as penalidades são aumentadas em -3.

Órgão Sensorial Ferido: Um dos órgãos responsáveis pelos sentidos foi atingido terrivelmente. Rolar 1d4: 1- Olho / 2- Ouvido / 3- Nariz / 4- Boca.
Se o olho é ferido, o personagem sofre -2 de ataque e na perícia Observar. Se a orelha  é  ferida, o personagem sofre -2 em Ouvir e Equilíbrio. Se o nariz é ferido, o personagem sofre -1 em todos os testes de Habilidade devido a distração latejante. Se a boca é ferida, o personagem sofre uma penalidade de -2 em qualquer teste de perícia ou habilidade que requer a fala ou outros sons verbais. Estas sanções permanecem até que o personagem passe um total de 24 horas de descanso, e receba um teste de Cura CD 22.
Nota: Dois Órgãos sensoriais feridos atualiza o efeito para Órgão Sensorial Mutilado.  

Dano em Órgão: O ataque afeta o personagem profundamente com hematomas ou ferindo órgãos internos. Isto é terrivelmente doloroso e perigoso, pois abre portas para doenças e infecções, sem mencionar hemorragia interna. Até que o personagem receba o tratamento médico adequado, seja bem sucedido em um teste de Cura CD20 e repouse por uma semana, ele sofre uma penalidade de -2 em testes de Fortitude se cura diariamente a metade do normal.
Nota: Dois Órgãos feridos atualiza o efeito para Ruptura de órgãos.

Perda Excessiva de Sangue: O ataque rompeu uma veia ou artéria importante, fazendo com que o personagem perca uma grande quantidade de sangue até a ferida ser estancada. Estancar uma ferida requer um teste de Cura CD15 usando um torniquete (algo que só pode ser aplicado 2d4 rodadas depois) ou submeter ao fogo ou calor intenso, que causa 5 pontos de dano. Até que a ferida seja contida, o personagem perde 1 ponto de dano por turno de combate (e 1 ponto de dano por minuto fora de combate). A perda excessiva de sangue é cumulativa, e o personagem pode sangrar por vários pontos.

Membro Mutilado: Um dos membros do personagem foi tão danificado que se torna inútil por um tempo.
Role 1d6: 1- Mão esquerda / 2- Mão direita / 3- Braço esquerdo / 4- Braço direito / 5- Perna Esquerda / 6- Perna Direita.
Se a mão ou o braço é multilado, qualquer habilidade usando esse membro sofre uma penalidade de -10, e escudos não podem ser usados. Para cada perna mutilada, sofre-se uma penalidade de metade do deslocamento e -4 em Defesa. Estas sanções permanecem até que o personagem receba tratamento, repouso de uma semana e um teste de Cura CD 25.
Nota: Quando um membro é mutilado pela segunda vez, ele é amputado, e o alvo deve se submeter as regras de dano maciço.

Órgão Sensorial Ferido: Um dos órgãos responsáveis pelos sentidos foi atingido terrivelmente. Rolar 1d4: 1- Olho / 2- Ouvido / 3- Nariz / 4- Boca.
Se os olhos são mutilados, o personagem é considerado temporariamente cego. Se a orelha é  o personagem sofre uma penalidade de -4 em Ouvir e Equilibrio e é considerado atordoado. Se o nariz é ferido, o personagem sofre -2 em todos os testes de Habilidade devido a distração latejante e 2d3 de dano temporário em Carisma. Se a boca é ferida, o personagem sofre uma penalidade de -5 em qualquer teste de perícia ou habilidade que requer a fala ou outros sons verbais. Estas sanções permanecem até que o personagem passe um total de 1 semana de descanso, e receba um teste de Cura CD 26.
Qualquer Órgão Sensorial que já tenha sido ferido ou mutilado, e é mutilado novamente, não se restaura mais. Ele é mutilado permanentemente.

Ruptura de Órgão: O ataque rasga profundamente um dos órgãos internos do personagem. Isto é tratado como todos os  Dano em Órgão, mas a CD de cura é de 25, e requer um mês de repouso para que se recupere completamente. A penalidade na fortitude é de -5. Além disso, o personagem perderá um ponto de constituição temporário para cada dia antes dele começar a repousar.
Traumatismo Craniano: O ataque acertou o pior lugar que poderia ter acertado... A cabeça! O personagem deve fazer um teste imediato contra dano maciço, não importa a quantidade de dano infligido. Se o personagem sobrevive, ele fica automaticamente atordoado na rodada seguinte, e permanecerá cambaleando por 2d6 horas, até que descanse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...