sábado, 16 de março de 2013

O que o mestre de RPG é?

A clássica figura do mestre nos jogos de rpg apresenta funções bem distintas que em conjunto determinam uma boa narração. Ser o mestre é ter várias habilidades que nem todos possuem naturalmente, mas que podem ser adquiridas, basta ter a vontade . Podemos dizer que o mestre é um narrador? Sim! Mas não apenas isso, narrar a história é apenas uma entre outras funções, pois um mestre é uma experiencia de vida divertida e enriquecedora. Vamos a algumas dessas outras funções:

O mestre é um autor/ roteirista, pois cria histórias no papel, aguardando o momento do jogo para contá-las ao grupo. Aqui temos o processo de criação e organização das ideias.



O mestre é um narrador, pois ele narra, conta uma história que foi planejada e tenta se articular da melhor maneira possível para passar o máximo de detalhes dos cenários, personagens e ações ocorridas durante a narrativa.

O mestre é um estudioso/ curioso, pois está sempre pesquisando novos conceitos para abordar em suas histórias.

O mestre é um coordenador, pois a  história planejada sempre será modificada, em maior ou menor grau, então  ele sempre terá que improvisar e ajustar as decisões do grupo com o caminho que o enredo deverá seguir.

O mestre assume a função de juiz, pois deve tomar decisões a todo momento, muitas vezes de improviso, sempre se preocupando em ser o mais imparcial possível e depois de ponderar, ser responsável  pela sua decisão final. É impossível ser totalmente imparcial, mas ele se esforça ao máximo para que a sua subjetividade não prejudique a qualidade do jogo.

Ser o mestre parece ser algo extremamente complicado e cansativo, mas é mais simples do que se imagina. Uma qualidade que eu percebo que é muito importante é ter paciência, sem ela, já vi vários jogadores desistirem de narrar por acharem que não ão aptos.

Quais as outras funções características do mestre que não foram abordadas no texto?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...