terça-feira, 19 de março de 2013

Imortal de Claudio Muniz


À primeira vista, Imortal é só uma adaptação de Highlander em RPG. De fato, é impossível não comparar Imortal e Highlander, visto que o livro é claramente baseado no filme e na série. O jogo aborda personagens imortais, que após a sua primeira morte vêem-se novamente vivos e condenados a caminhar por este mundo por toda a eternidade. Os personagens são realmente imortais, recuperando-se de ferimentos rapidamente e exibindo poderes sobrenaturais. Porém, há uma maneira de elimina-los: decapitação. Soa familiar? As semelhanças com Highlander não terminam aí.




Cada Imortal carrega dentro de si grande poder, uma essência sobrenatural que chamam de "Ressonância". Os Imortais podem sentir a presença uns dos outros devido a essa Ressonância, e descobriram que, eliminando outro Imortal, esse poder divino é liberado, podendo ser absorvido pelo vencedor. Por isso, os Imortais estão constantemente em guerra uns com os outros, cada um tentando sobreviver a qualquer custo. Entre eles há a lenda do "Ragnarok", o momento em que os últimos Imortais se reunirão num grande campo de batalha mítico, no qual apenas um sairá vencedor e, tendo absorvido as essências de todos os demais, se tornará um verdadeiro deus. Continua soando familiar?

Pois as familiaridades terminam aí. Embora inegavelmente seja baseado em Highlander, Imortal NÃO é "Highlander: O Jogo de RPG".Você não encontrará Connor McLeod, Ramirez ou Kurgan aqui (embora nada impeça que você os adapte como desejar). Os Imortais aqui também assumem faces e funções um tanto diferentes do que Highlander nos mostra.

Mais do que caçar as cabeças uns dos outros, os Imortais estiveram manipulando a humanidade e os rumos da história. No passado, se passaram por deuses e construíram (ou destruíram) impérios. Mais do que apenas verem a História ser construída, os Imortais praticamente construíram a História. E, de certa forma, os mortais não estavam tão errados em considera-los deuses. Imortais possuem grande poder, na forma de habilidades chamadas Dádivas, que vão muito além de simples espadas faiscantes.

Imortal faz parte de um novo cenário de jogo, cheio de mistérios, conspirações e criaturas sobrenaturais. É de certa forma mais uma variação do tema "mundo das trevas", tão explorado pelas editoras White Wolf e Daemon. Este "Mundo de Revelações" tem a vantagem de estar sendo formado ainda, permitindo uma maior liberdade para os Mestres moldarem seu mundo de aventuras sem conflitar com regras "oficiais".

Imortal de Claudio Muniz por R$11,50, na AchouLivros (www.achoulivros.com.br)!

2 comentários:

  1. Comprei na época do lançamento, mas nunca consegui rolar uma aventura.

    ResponderExcluir
  2. Excelente livro, eu já joguei otimas aventuras usando esse cenário e tambem o possuo. É uma pena eu ainda não ter narrado...

    ResponderExcluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...