quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Vampiro a máscara- Ankh




Quem joga vampiro a máscara reconhece esse simbolo de cara, mas será que pelo menos 10% desses jogadores sabem o que essa imagem significa? Ela está associada ao universo cainita e com razão, pois a partir do seu simbolismo que para os antigos egípcios representava a vida ou, o que a torna mais interessante para nós, a vida após a morte! Esse significado é sintetizado através de um hieroglifo , para quem não sabe, existiam mais de uma forma de escrita nessa cultura e essa que representa o simbolo tinha motivos religiosos, assim como o hierático era usado pelos escribas e o demótico pelo "povão", este último depois se popularizou pelo novo império.



Pronuncia-se Ankh como " anak" e este simbolo possuiu masi de um nome ao longo da história; Cruz ansata, chave do nilo, cruz cótica, entre outros. O Ankh tinha um simbolismo muito forte no antigo Egito  inclusive, fazendo parte de sua arte, decorando as construções daquele povo. Acredita-se que ele tinha uma função mágica, pelo fato do próprio desenho ser uma forma evoluída do alfabeto egípcio  mas não se sabe muito sobre isso, pois a sua origem é desconhecida e o que podemos falar, nada mais são do que hipóteses. Um dos estudiosos sobre o assunto imaginou ser  uma correia de sandália com o laço na parte superior formando a alça, Outra teoria sustenta que o ankh foi simbólica do nascer do sol, com o laço que representa o Sol se ergue no horizonte, que é representado pelo travessão. A secção vertical abaixo da barra transversal seria, então, o caminho do sol. Se você for ao Egito hoje, os guias turísticos de lá gostam de dizer os  que o círculo no topo representa o órgão sexual feminino, enquanto o toco na parte inferior do órgão masculino ea linha cruzada, os filhos da união. No entanto, embora essa interpretação possa ter uma longa tradição, não há pesquisa científica que sugira um tal significado exato. Presume-se que a figura do Ankh em


O ankh, em algumas paredes do templo no Alto Egito, também podem simbolizar a água em rituais de purificação, com o rei  entre dois deuses, um dos quais era geralmente Thoth, como se derramou sobre ele um fluxo de libações representados por ankhs.

Os antigos deuses do Egito são muitas vezes descritos como carregando cartazes Ankh. Encontramos Anqet, Ptah, Satet, Sobek, Tefnut, Osíris, Rá, Ísis, Hathor, Anibus e muitos outros deuses, muitas vezes segurando o sinal ankh, junto com um cetro, e no túmulo e relevos vários  templos, colocando-o na frente do rosto do rei para simbolizar o sopro da vida eterna. Durante o período de Amarna, o sinal de ankh passa a ser oferecido para Akhenaton e Nefertiti pelas mãos, no final dos raios descendente a partir do disco de sol, Aton. Portanto, o sinal Ankh não é apenas um símbolo da vida mundana, mas de vida no submundo. Portanto, encontramos também os mortos a ser referido como ankhu, e um termo para um sarcófago foi neb-ankh, ou seja, possuidor de vida.


A palavra ankh foi utilizado para nomear  espelhos no  Reino Médio, e que, de fato, muitos espelhos foram moldadas na forma de um sinal de ankh. Vida e morte se espelham, e de qualquer número de religiões antigas, espelhos foram usados ​​para fins de adivinhação.
Na verdade, o sinal Ankh no antigo Egito parece ter transcendido o analfabetismo, sendo compreensível até mesmo para aqueles que não podiam ler. Daí, a gente até encontrá-lo como marca de um artesão em vasos de cerâmica.



 

2 comentários:

  1. Tenho um Ankh, e o uso como símbolo da vida eterna e (de forma paradoxal) como homenagem a personagem Death, da HQ Sandman (Neil Gaiman). Mas não sabia que haviam tantos significados. Muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Legal, Carol envia uma foto sua usando ele, poderia postar na Page, claro, se você quiser rsrs...obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...