quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Segundo playtest de Cachorros Samurai

Evento que foi divulgado AQUI, foi realizado com sucesso

Nas palavras do próprio Alan:


"Segundo playtest de Cachorros Samurai
Olá pessoal estou de volta para compartilhar como foi à sessão Cachorros Samurai realizado em 19/08/2012 no evento Anime Festival Winter BH 2012. Aqui irei apontar sobre o público, a apresentação da versão de testes e a conclusão.
O público:
Todos, sem exceção estavam curiosos e visitando a sala do clube de jogos Sétima Armada. Porém a grande parcela quase em sua totalidade de curiosos carregava a velha e manjada desculpa: “Eu não sei jogar RPG”. Portanto era uma oportunidade excelente de apresentar o hobbie. Por incrível que pareça, este tipo de público tem uma visão complicada de jogar RPG, mesmo assim eles divertiram tanto quanto os veteranos.
A capacidade de imaginar situações e pensar em personagens ao gosto deles foi algo mágico, sensacional. Em Cachorros Samurai consegui narrar 2 sessões convidando 2 jogadores.
Apresentação do jogo:
Ao apresentar sobre o jogo, os participantes ficaram mais empolgados em vivenciarem o ambiente do jogo do que o próprio sistema. Isso foi um ponto que me deixou bastante contente. No sistema do jogo os dois grupos não compreenderam com tanta clareza os testes de disciplina (quando ocorrem conflitos entre os membros do bando) e honra (quando acontecem conflitos em relação à sociedade).
Adoraram gerar nomes para os personagens. Um de cada grupo produziu caricaturas de seus personagens durante o jogo. Por consequência fiquei emocionado, mas me contive e concentrei na aventura.
A ideia era narrar às cinco etapas do jogo. Porém assim como no primeiro playtest, falhou. Os visitantes gostam de um jogo rápido, sem rodeios, com muita ação, agitação, combates e sacanear o parceiro. Portanto a aventura – O ataque das pulgas – não conclui todas as etapas.
 Sobre os biscoitos foi algo surpreendente. A habilidade gulodice – pegue o biscoito do jogador a sua direita – foi a melhor habilidade e a mais usada dentro do jogo. Em segundo foi A Fúria do Mestre – o jogador faz 3 ataques por turno, mas gastariam 3 biscoitos. A mecânica força o jogador a comer biscoitos, na verdade a média de consumo foi oito por pessoa durante a sessão. Algo suficientemente regular.
A lista de condutas deixou claro aos jogadores que a conduta influencia diretamente na condução do jogo. Apesar de a lista ser grande – 20, a princípio – as combinações formadas trouxe um tom muito interessante à aventura proposta.
A história dos personagens ficou completamente abandonada pelos 2 grupos de jogadores. Não sei por que não os interessaram, mas isso ficará de alerta para os próximos playtest. Irei providenciar backgrounds prontos para a galera ler durante algum intervalo do jogo.
Outro ponto interessantíssimo é o controle no código de conduta. Sugeri ao segundo grupo de testes – infelizmente no primeiro não consegui tal êxito – colocar 1 regra para cada jogador. Funcionou perfeitamente, porque a infração de algum código iria penalizar o jogador em todos os biscoitos acumulados.


Na aventura – O ataque das pulgas – os jogadores prestaram auxílio para o senhor Ogi em sua fazenda no vilarejo de Ookia. Ogi é amigo do mestre do bando e pediu auxílio por que os seus samurai contratados sofreram coceiras fortíssimas até a morte. O motivo: pulgas. Tal praga se propagou no vilarejo. Porém as fazendas ficaram fragilizadas e sem defesa. Em consequência disso, saqueadores surgiram levando tudo que estava pela frente.
Os jogadores descobriram acidentalmente poodles samurais das sombras que estavam saqueando o local. Durante um combate intenso e emocionante os jogadores conseguiram defender a fazenda do senhor Ogi. No segundo grupo conseguiram de forma surpreendente um inimigo se tornar um aliado.
Após a batalha, Ogi afirma que na floresta sombria os jogadores poderiam ir ao encontro do professor Hatake. Hatake é um especialista em doenças e ajudariam nesta jornada. Porém um pergaminho caiu acidentalmente do recém-aliado poodle das sombras. No pergaminho dizia que as pulgas eram um teste para matar o Shogun Kamakura.
Chegando a floresta sombria, local onde mora Hatake os jogadores não encontraram vestígios ou indícios de sua presença. Porém um jogador, distraído acabou caindo em uma cilada. E aí foi a parte mais legal da aventura. As condutas de distraído (do mestre) e egoísta (do discípulo novato) produziram uma revolta contra o discípulo veterano, que distraído recebeu vários golpes dos poodles.
Em seguida uma reviravolta espetacular aconteceu. Com a morte de dois membros, a derrota do mestre e o veterano muito ferido o jogo terminou com a presença do general poodle sombrio com o professor Hatake em seu domínio.
Conclusão.
 O jogo ainda precisa amadurecer, mas estruturando em tópicos é possível relacionar os prós e contras e definir o que será feito na próxima versão para playtest.
Prós:
A mecânica de biscoitos ficou muito interessante.
Gulodice é a melhor e mais interessante habilidade em jogo.
O consumo de biscoitos para conseguir bônus nos atributos foi muito elevado.
A preparação da ficha, mais explicação da regra foi em um tempo satisfatório.
O tema do jogo atraiu mais atenção que o sistema de regras do jogo.
Os jogadores adoraram desenhar caricatura de seus personagens.
A ficha de condutas foi o que deixou o jogador sentir o controle sobre o bando.
Contras:
Não foi jogada a aventura: A praga das pulgas completa.
Não foi aproveitada a história do personagem
Não foi aproveitada a mecânica de Proteções Naturais.
Precisa aumentar as esferas de consumos de biscoitos por sessão.
Para cada biscoito usado em jogo não foi marcado na esfera para realizar um gerenciamento de não burlarem as regras.
Ainda não existe uma diferença de poderes entre o mestre, veterano e o novato. Já que o próprio biscoito pode potencializar as situações a qualquer momento.
Qualquer personagem pode atingir o valor máximo apenas comendo uma quantidade certa de biscoitos a qualquer momento.
Apenas 4 páginas das 17 foram as mais utilizadas: Nome dos personagens, lista de condutas, valores inicias de proteções e características. Quantidade de biscoitos iniciais e lista de habilidades e equipamentos.
Dobrei o número de biscoitos acumulados, mas agora vou retornar ao número padrão de acúmulo de biscoitos, para deixar o jogo mais difícil de ser dominado.
Focar mais mecânicas e habilidades para movimentarem os biscoitos dentro do jogo. Havia muito biscoitos acumulados.
Então a próxima versão de Cachorros Samurai terá muitas alterações menos páginas. Foi uma experiência única narrar para um público otaku. Enfim, para maiores informações vejam no álbum do facebook da página de Cachorros Samurai e acompanhem as novidades.
Abraços."

Se você jogou ou pelo menos foi ao evento, o que achou? Deixe as suas impressões aqui nos comentários e compartilhe conosco essa experiência.

Sucesso decisivo a todos!

2 comentários:

  1. Parabéns espero que você tenha muito sucesso com o jogo!

    ResponderExcluir
  2. Olá álvaro, muito obrigado pelo apoio. Gostaria de salientar o apoio do clube sétima armada por disponibilizar o espaço.

    ResponderExcluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...