sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Reimpressão do D&D3.5

Em seu site, a Wizard anunciou mais um relançamento de um dos seus títulos, agora é a vez do  D&D3.5 ganhar uma nova versão! Previsto para sair no dia 18 de Setembro, as reimpressões  do livro do jogador, mestre e monstros, com regras, dicas e design atualizados. Inicialmente, serão estes 3, mas na mesma noticia, você encontrará um link que lhe direcionará para uma pesquisa online a ser preenchida pelos internautas, sobre quais seriam os outros títulos anteriores que saíram para 3.5 que os fãs gostariam de uma versão turbinada! E aí? O que vocês acham? Confira tudo isso no site oficial da empresa:

O que achou da novidade? 5.0 ou 3.5 revisado, ampliado e turbinado ou os dois? ( já vi isso em algum lugar xD). Particularmente, fiquei mais interessado na na versão renovada do 3.5 e sendo lançada aqui no Brasil, penso em comprá-la em detrimento da 5.0, pois pelos play test que vi, não me agradou muito, mas bem, tudo é uma questão de gosto xD

Sucesso decisivo a todos


13 comentários:

  1. 3.5 é um lixo... livros com regras demais e liberdade de menos pro mestre. Sistema fazedor de combos...


    ahhh quem jogou 1st ed e 2nd ed....

    que venha a 5th ed

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 3.5 foi um ótimo sistema.
      O mais atualizado de todos antes de se tornar um MMO com cartinhas de papel e dados.

      Excluir
    2. Se ótimo for igual a um sistema com uma abertura extrema para combos e classes desequilibradas, é, foi um ótimo sistema.

      A única coisa que realmente salva o 3.5 é o Pathfinder, que deu uma equilibrada em classes underpower e deixou um sistema equilibrado como a 4th de um jeito dinâmico como no 3.5.

      Excluir
  2. D&D 3.5 é de longe a versao mais jogada do D&D ate hoje!!e na minha humilde opiniao a melhor, acho que a Wizard acordou para isso.

    ResponderExcluir
  3. 3.5 é um lixo só!
    Como disseram acima: Sistema fazedor de combos

    O AD&D, embora fosse cheio de falhas ao menos era divertido jogar sem se preocupar com mini-kratos na mesa de jogo...

    ResponderExcluir
  4. Acho que depende do mestre. com uma boa narrativa e manipulação voce pode tornar o sistema o mais "romântico' possivel !
    jogo em uma mesa de RPG onde temos completa liberdade de fazer tudo o que quisermos e arriscar o quanto quisermos...
    muitos reclamam da falta de liberdade porque não gostam das penalidades que podem receber ao fazer algo.
    ex: o guerreiro de armaduras médias com grande carga quer pular de uma ponta de um telhado a outra por algum motivo qualquer. o mestre anuncia que o jogador tera certa penalidade mas que ele pode fazer !
    Muitas pessoas desistem de fazer simplesmente porque o mestre disse "penalidade".
    não acho o sistema 3.5 um sistema combista.
    acho que falta criatividade de alguns narradores e coragem de jogadores !
    Apenas minha opinião.

    ResponderExcluir
  5. Não discutirei o 3.5 ser um sistema de combos, pois ele é.
    Na verdade o 3.0 permitia ainda combos maiores que o 3.5.

    Mas os combos vão de cada um, ter um mini-kratos na mesa pode ser um problema se o mestre não souber lidar com ele, mas também pode ser um motivo para o mestre se divertir com um personagem desses ao leva-lo para uma situação em que seus milhares de combos não façam diferença. Tudo depende de quem joga e de quem mestra.

    Quanto a regras de mais, isso é um fato, 3.5 trouxe regras para tudo e penalidades para tudo. Mas seguir as regras depende do mestre e de um consenso entre o mestre e seus jogadores, mts regras da a liberdade de usar somente as que se desejar e como for adequado.

    ResponderExcluir
  6. Agora uma dúvida que isso tudo me gerou.

    A wizard ainda lança os livros, sem ser de cenários de campanha, para a 4ª edição ou está parado?

    ResponderExcluir
  7. o famoso bugado ^^ Clerigo
    ingredientes:

    Magias:
    Sadism (Book of Vile Darkness - Cle 3 - Quinto nível de clérigo pra usar)
    Masoquism (Book of Vile Darkness - Cle 3 - Quinto nível de clérigo pra usar)
    Delay Death (Spell Compendium - Cle 4 - Sétimo nível de clérigo pra usar)

    Feats:
    Extend Spell (Livro do Jogador)
    Persistent Spell (Complete Arcane)
    Divine Metamagic ligado ao Persistent Spell (Complete Divine)
    talvez o talento - Duro de Matar (Livro do Jogador) (dependendo da interpretação do mestre)

    Se você for humanos, você consegue tudo isso no terceiro nível, aí no sexto dá pra pegar um Extra Turning, pra dar uma ajudinha)

    Itens:
    Night Stick (Magic Item Compendium - tem em outro lugar, mas não me lembro)
    Mais e mais Night Sticks. São baratinhos! Fica tranquilo!
    Um penhasco.
    Um balde d'água.

    Modo de preparo:

    Mande em si mesmo as magias Sadism, Masoquism e Delay Death. Persisted! Todas persisted! Com os Night Sticks você vai ter Turns (na verdade Rebukes) de sobra! Cada Night Stick dá 4. Hehehehe...

    Pule do penhasco.

    A cada três metros (eu acho) de queda, é 1d6 de dano que vc toma. Pule do penhasco muitas e muitas e muuuitas vezes! Ter um Winged Boots ou outro ítem que te faz voar ajuda a subir o penhasco pra pular de novo.

    A cada 10 pontos de dano que você toma, você aumenta 1 pra acertar, pra dar dano, nas skills e nos saves. Você pode bater em si mesmo, também... pra cada 10 pontos de dano que você dá, você também aumenta 1 pra acertar, pra dar dano e saves e skills. Esses são os efeitos das magias Masoquism e Sadism, respectivamente. Os bônus que essas magias dão duram a duração da spell. Mas que bom! Ela está persistida!

    Delay Death permite quer você fique com menos de -10 de vida sem morrer pela duração da magia. Como ela está persistida essa duração é 24h. Todas elas.

    Depois de estar com -muito de vida e +um décimo desse "muito" pra bater e dar dano, vá pra guerra. Lá você vai meter a porrada em qualquer coisa que apareça na sua frente! Por sorte, as magias Sadism e Masoquism não dão bônus na AC, assim você continua apanhando e aumentando os seus bônus!

    Dê as costas pra todos os Rogues que estiverem lá! Pule dentro de tudo quanto é fire ball! Tome muitos Sneaks Attacks! Você é o ícone da filosofia de Nietzeche, nesse momento!

    Só que NADA te mada! Magias de "save ou morre"? Hauhauhauha Seus saves estão nas alturas! uahauhuahuah... Você caga pra isso!

    Depois, ao final do dia, quando você tiver dizimado todos os NPCs poderosos e o que quer que você queira destruir no raio de um dia dia viagem, você vai estar com aproximadamente -2987563756023497560439 de vida.

    Sim, de fato! Não é clérigo que cure o seu dano! Agora que a magia Heal não cura mais 100% do que você tem como era no 3.0 você vai estar morto assim que as suas 24 horas acabarem!

    Mas aí é que entra!!!!!!!!! O BALDE D'ÁGUA!!!!!!!!!!!

    Segundo as regras de afogamento do D&D descritas no livro do mestre, você pode segurar a respiração debaixo d'água por um número de turnos igual ao seu atributo (não do modificador) de constituição. Felizmente as magias Sadism e Masoquism não aumentam atributos! Assim que os seus turnos terminarem você vai ser obrigado a fazer um teste de fortitude DC 14 ou 15, não me lembro, pra não se afogar. Você pode ESCOLHER FALHAR em qualquer teste de resistênca. Isso é regra do livro! Falhe no teste de fortitude.

    Pelas regras de afogamento do D&D, quando você falha nesse teste de fortitude você é reduzido a 0 de vida. Se você sair da água nesse turno, você pode ser resgatado, senão, você irá a -1 e perderá um ponto de vida por turno. Quando você chegar a 0 de vida, você ainda estará consciente, pelas regras do livro do jogador. Tire a cabeça d'água e se cure.

    Parabéns! Amanhã tem mais! Não se esqueça de trocar a água do balde. Ela deverá ficar nojenta depois do uso. Você não quer pegar uma doença!)

    ResponderExcluir
  8. (a historia acima é uma historia que me lembra bem esta discussão)

    3.5 - é o sistema que tem a maior CUSTOMIZAÇÃO de personagens, ele permite varias coisas, em termos JOGADORES VETERANOS é de MUITO divertido pq permite combos absurdos legalizados pelas regras.

    As classes de personagem que fazem "algumas" função em combate de maneira relevante, já fora de combate são irrelevantes.

    Já as classes que são importantes fora de combate (quests e dungeons) são praticamente irrelevantes em combate...

    o fato de "basta" preencher os pre-requisitos para ter qualquer coisa, faz a imaginação a e criatividade ir a 1000.... somado ao grande numero de talentos talentos/magicas e classes os vários suplementos é possível fazer qualquer coisa.

    também se destaca as classes nada balanceadas,(vai dizer que os conjuradores não tem uma larga vantagem em níveis elevados com as trilhões de magicas existentes que fazem cada absurdo?)
    (não concorda? conhece a piada do clérigo imortal e o copo de água?Não? conhece leia o comentário acima ^^)

    enfim, é um sistema que presa a IMOBILIDADE em combate, onde se "seduz" os jogadores a jogares parados por causa do "ataque total/ação de rodada completa"

    existem pequenas regras que são atrasadas e meio sem coerência. como o -10 morrer (independente do HP) coisa que em niveis elevados estes -10 são irrelevantes.

    SISTEMA predileto para VETERANOS e fãs de conjuradores...


    4.0 - fez um balanceamento FORÇADO, onde todas as classes tem uma semelhante de utilidade tanto em combate quanto fora do combate, combos praticamente insistentes (que para isso foi necessário limitar e controlar as classes de prestigio e o funcionamento das multiclasses) e os combatentes tem algum a mais que "rola se ataque contra a CA" na luta, a mecânica da luta mudou completamente com o fim do ataque total, pq agora é uma luta onde a movimentação em combate não significa mais a perda de poder de dano...

    POREM o numero de ajustes ficou tão grande para presar o equilibrio que praticamente deixou a mesmo nivel de poder um jogador veterano com um novato, alem disto tirou a "exclusividade" dos conjuradores de serem os únicos a fazer algo alem de "teste seu ataque contra a CA" ou de conjurar magicas. meio que todos conjuram (ou fazem algo similar a magia). isso desagradou qualquer fã de conjurador reduzindo DRASTICAMENTE o clamor deles.

    SISTEMA predileto para NOVATOS, curandeiros (sim pq finalmente vc pode curar e bater ao mesmo tempo, ser clerigo não significa mais ser so o cara que cura ) e JOGADORES que gostam de jogos eletrônicos (o sistema é mais semelhante ao um MMORPG de fato.

    como eu tinha dito no CAST dos nomes... eu jogo no 2 sistema por motivos diferentes, quando quero ser um "apelão/bugado" jogo 3.5 e me divirto com a desproporcionalidade ^^

    quando jogo 4.0 ja prezo mais para ser uma das funções bem feita "agressor ou defensor" @_@ adoro o Vingador e o Guardião.


    quer um meio TERMO, o estilo de combate do 4.0 Nas regras dos 3.5 mas aproveitando as melhorias do 4.0 sobre a construção de personagens? NÃO TEM PROBLEMA. ^^

    todas as regras dos D&D 4.0 vieram de 2 livros do 3.5 ^^

    o D&D 3.5 - Player's Handbook II e D&D 3.5 - Tomo de Batalha - O Livro das Nove Espadas

    jogue usando estes 2 livros junto com o livro basico e seja feliz no D&D 3.75 ^^

    ResponderExcluir
  9. o D&D 3.5 foi responsável pela retomda de fôlego do rpg no começo dos 2000. falar que um sistema é bom e outro é ruim é pura balela de jogador cri cri que só sabe reclamar. viviam falando do desequilíbrio da 3° edição, a wizards fez a 4°, e o cri cri começaram a reclamar de novo, falaram até da arte interna dos livros!!! já cansei de ver em site de xiita da 3.5 uma caralhada de imagens da 4° edição. A wizards é uma empresa, não uma ong de caridade! tem funcionários, contas, demanda e tudo mais! não adianta ficar reclamando e tentando boicotar e a porra toda! não gosta? não jogue! simples assim, mas chegar e falar é uma bosta, é ruim, prefiro ter fimose é pura infantilidade!! quer fazer algo de útil? participe de playtests, mande sugestões para sua editora preferida, DIVULGUE o RPG pra quem não conhece!!! mas deixa de lado essa balela de reclamar!!! os cara tão fazendo uma reinpressão do 3.5 pra quem quiser comprar!! não quer? não compra! eu acho excelente isso! muita gente ainda prefere o 3.5 e tá com os livros tudo catimbado de tanto jogar, ótima oportunidade de adquirir novos livros!!! simples assim!! só não aguento um bando de falador que nunca diz NADA!!!

    ResponderExcluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...