sexta-feira, 27 de julho de 2012

Entrevista com o editor chefe da Jambo

Estamos sorteando um fabuloso brinde na Page do Mestre Veterano, patrocinado pela editora Jambo, como já foi divulgado, aqui no blog. Aproveitamos a oportunidade para saber o que é essa empresa e a mente criadora por trás dela, confiram, logo abaixo:




Quem é o Guilherme Dei Svaldi?
Sou editor-chefe da Jambô, uma editora fundada em 2002 que publica literatura, quadrinhos, livros e RPG. Também sou editor responsável da DragonSlayer, uma revista especializada em RPG, desde 2009 (minha primeira edição na revista como editor foi a 24, mas eu já havia trabalhado em edições anteriores como redator). Pessoalmente, posso dizer que sou um nerd desde a época em que ser nerd não era algo popular, hehehe. Curto ler livros e quadrinhos, assistir filmes e seriados e, principalmente, jogar — seja videogame, Magic (antigamente jogava campeonatos, e já fui da seleção brasileira, mas agora só jogo por diversão mesmo), tabuleiro ou RPG — principalmente RPG!




Qual foi o seu primeiro contato com os jogos de interpretação de personagens? Você já jogou/ joga? Quais são as suas impressões sobre o jogo?
Meu primeiro contato com RPG foi em 1990/91, quando meu irmão mais velho começou a jogar. Eu era muito pequeno para jogar, mas fiquei com vontade, então ele me deu um livro-jogo (A Cidadela do Caos, para ser mais exato) para me distrair... Eu curti muito, e um tempo depois, já mais velho, fui atrás dos RPGs “de verdade” e montei meu próprio grupo. Jogava principalmente D&D, mas já joguei outros jogos, como Call of Cthullu, Castelo Falkenstein, Shadowrun, Mutantes & Malfeitores... Atualmente estou mestrando uma campanha em Pendragon, um sistema antigo, criado na década de 1980, sobre aventuras na Britânia na época do Rei Arthur. Estou jogando uma campanha de Roma Invictus (Império Romano + Cthullu) com as regras do sistema SAGA, de Dragonlance 5th Age. Sim, parece uma bagunça, mas é muito legal! Invenção do Leonel Caldela... Meu personagem é um atleta — um pugilista, pra ser bem exato — inspirado nos jogadores de futebol modernos, que querem saber mais de farra do que de treinar. Não preciso dizer que não me dei muito bem quando encontramos os primeiros monstros do Mythos.  : (


Quais foram as motivações que o levaram a criar a Jambo?
Trabalhar com algo que eu gosto. A maior parte da minha vida eu passo no trabalho, então é bom que ele seja divertido! Além disso, eu realmente acho que a leitura é muito importante para a formação de uma pessoa, e que o RPG é um hobby saudável e construtivo, então gosto de trabalhar em algo que incentive essas duas atividades.




Qual o nível de desafio desse mercado? =D
Não acho que seja muito diferente de qualquer outro mercado de entretenimento. Exige um trabalho sério — não é porque é uma editora de RPG que não precisamos pagar contas no fim do mês! Mas não é nada impossível, e com esforço e dedicação a editora está crescendo. Há alguns anos publicávamos um livro a cada dois, três meses. Agora estamos publicando quase dois livros por mês. Outro sinal de que o mercado está saudável é a quantidade de editoras novas que surgiram de uns tempos para cá, como Secular Games, Retropunk e Red Box.

Para este ano, planejámos dar continuidade às nossas linhas atuais — 3D&T, Tormenta, Mutantes & Malfeitores, Dragon Age e os livros-jogos — e também inaugurar uma linha nova. Para 3D&T, temos dois novos cenários, Mega City (já publicado) e um outro, que ainda é segredo, mas é algo novo. Para Tormenta, publicamos o Guia da Trilogia, que acredito ser o maior livro de RPG já feito no Brasil. Vamos inaugurar uma nova série de suplementos focados em regras para jogadores com o Manual do Arcano, que será publicado em agosto. E vamos lançar a esperada caixa do Mundo de Arton, com muito material descritivo sobre o cenário. Para Mutantes & Malfeitores e Dragon Age vamos continuar trazendo o material publicado nos Estados Unidos. E a linha nova que vamos inaugurar é o RPG oficial da série de romances e TV A Guerra dos Tronos, que planejamos publicar perto do fim ano.



Como tem sido a politica de divulgação e apoio ao RPG nacional da editora?
Temos apoiado blogs e eventos de RPG em todo o Brasil. Também estamos planejando mais eventos de jogo organizado, como o Dia de Tormenta, que realizamos este ano. Se você tem um blog ou evento de RPG entre em contato conosco!


Atualmente, estamos com quase 11.000 seguidores no Facebook, gostaria de deixar alguma mensagem a todos eles?
Leiam e joguem! Faz bem e é divertido. E não incomodem o mestre!

Então, fiquem atentos as novidades que veem por aí e prestigiem o mercado de RPG nacional, fazendo o seu pedido no site oficial da editora, incentivando a produção cada vez maior de novos títulos de qualidade!

Sucesso decisivo a todos!

9 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista sou fan demais da jambo.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa entrevista. Parabéns ao blog e ao Guilherme.

    ResponderExcluir
  3. os fãs de M&M devem estar soltando rojões agora ao saber que vão continuar traduzindo seu sistema...

    ResponderExcluir
  4. Poderia rolar uma entrevista com o marcelo del debbio da daemon, ele é acessível.

    contato dele: marcelo@daemon.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei entrar em contato com ele, ontem, você acredita? Coincidência rs...estou aguardando resposta

      Excluir
    2. não existem coincidências meu caro ^^

      Excluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...