quinta-feira, 24 de maio de 2012

Narrando- O cenário Fallout 3



Saudações Rpgisticos! Inaugurando nossa sessão de “Crossovers com Rpg” falaremos de games,filmes,quadrinhos e seriados com ideias legais para os mestres e jogadores adaptarem nas suas partidas de RPG de mesa, iniciaremos com o Review de um dos games de RPG mais imersivos de todos os tempos, Fallout 3!
Mas...
Bom, Antes de tudo, vou me apresentar: - Ragnus, o Ranger apocalíptico, mui prazer! E guardem esse nome que pelo menos uma vez por semana estarei aqui trazendo novidades ou coisas velhas para reviews com o olho no rpg, sem mais delongas, vamos ao crossover:
Sempre fui um grande fã da série de filmes Mad Max, para ser mais especifico meu preferido foi o Mad Max 2, com uma pegada de mundo apocalíptico medonho de tão destruído e sem esperança, em meados de 2010 eu estava sem um grupo de RPG e havia comprado o meu desejado PS3 e queria inaugurá-lo com um RPG marcante, dai sai pesquisando em vários sites e podcasts e depois de enumeras pesquisas acabei optando pelo game de rpg apocalíptico:Fallout 3.
Continuando a pesquisa, vi que já existia o Fallout 1 e 2 mas ambos eram de PC e não tinham nenhuma relação direta com o terceiro game e isso foi mais uma motivação que tive para não ficar “boiando” na história.



A história é bem simples e com o ambiente bem parecido com Mad max 2, mas em um mundo alternativo e o ano é 2277, duzentos anos depois de uma guerra nuclear (que durou apenas duas horas) que devastou todo o planeta, transformando-o em um grande ferro-velho radioativo no meio de um deserto. A radiação toma conta do ar, há pouquíssimas criaturas vivas (e transformadas pela radiação) e toda e qualquer água que sobrou está completamente irradiada. Tudo isso, é claro, em uma ambientação meio "EUA nos anos 50".
Nesse mundo, existiam os chamados "Vaults". Abrigos subterrâneos com purificadores de água e geradores de comida. As pessoas que conseguiram a "sorte" de entrar em um desses abrigos, vivem lá durante sua vida toda. Os Vaults ficaram fechados por centenas de anos. Quem nasce no abrigo, vive no abrigo e morre no abrigo... e, em cada vault, há o Supervisor Geral, que é uma espécie de Prefeito.
Você começa como morador do Vault 101. Seu pai, um cientista, resolve do nada fugir do Vault, após ser acusado de assassinato, ele fugiu, abrindo a porta e contrariando a lei de "ninguém nunca sai do Vault" e pondo a vida de todos em risco. Pela maluquice do seu pai, sua vida corre perigo dentro do Vault e você é forçado a fugir também, e se aventurar em uma terra devastada pela radiação à procura do seu pai, nesse meio tempo você tanto poderá continuar a quest principal como as quests secundarias, que surgem com personagens de cada região do mapa, daí você pode sempre parar ou continuar a quest principal de seu pai na hora que quiser, criando assim uma dinâmica parecida com o RPG de mesa, que você pode fazer tudo na hora que quiser.
Como nosso foco não é a jogabilidade e sim as ideias do game para adaptar na mesa, podemos falar de suas dinâmicas de jogabilidade, que começam logo quando você nasce! Isso mesmo! A curva de aprendizagem cresce de acordo com você no jogo seguindo um tutorial fluido e dentro da história.
Nele aprendemos os “Specials”:

Que são como as habilidades principais ,que podem ser facilmente adaptáveis a habilidades dos sistemas de RPGS como o Gurps,D&D,3DT e Storyteller.
Depois de escolher os Specials teremos agora que escolher as Skills do personagem que podem ser:

Essas Skills seriam as periciais dos Rpgs de Mesa onde quantos mais pontos tiver melhor
E por ultimo e mais importante são os perks! Que são podem ser :




  Os perks são como se fossem os talentos de D&D onde com um numero certo de pré requisitos de Specials e Skills você pode aprender esses Perks que por sua vez dão varias vantagens ao jogador a medida que sobe de nivel.
Já o sistema de combate de Fallout 3 é o FPS (tipo Doom) ou o esquema de “VATS” ou"mira personalizada" que é dada pelo seu Bracelete Chamado Pip-boy 3000 que serve como um bombril que faz de tudo desde de microcomputador á organizador de inventario e analisador de saúde e radiação.
O que Pip boy 3000 faz,no meio da porradaria, o tempo para e você decide onde vai mirar o seu golpe. Cada membro do inimigo tem sua chance de acerto em porcentagens (tronco, braços, arma, cabeça, etc) e seus tiros dependem de quantos pontos de ação você tem tempo de realizar.
Saca só como funciona o Vats >> 


E galera, e que game violento! O que você mais vai ver são membros amputados, cabeças explodidas e por aí vai. Tudo em chafarizes de sangue.
Esse bracelete em termos de jogo seria uma mega arma contra inimigos pois seu sistema de mira te livraria de muitos apuros é como se aumentasse o “Taco” provisoriamente, quando usado.
Ah, falando em armas, temos a parte mais bacana de Fallout 3: a ambientação. Os cenários são incríveis! Se um dia o mundo virar um deserto radioativo pós-apocaliptico, ele será como em Fallout 3. As cidades desabitadas e destruídas, os cartazes, as estradas quebradas... simplesmente o mundo acabou! E, como o cenário é um mundo pós-apocalíptico, é bom você economizar seus itens. Tudo é raro de achar, então, não vá gastar suas preciosas balas em um cachorro mutante que você encontrar no meio do deserto. Saque aquele cano enferrujado que você achou em uma casa destruída e dê na cabeça do meliante!!!
Enfim, galera... Então vamos às considerações finais: Fallout 3 é um game de RPG sensacional. A cada ação que você faz no game, a história toma um rumo inacreditável assim como o RPG de mesa que pode ser facilmente aproveitado no mundo de Fallout então se você é Narrador ou jogador tentem ver com a galera esse crossover nesse mundo que mundo pois a diversidade que ele traz é tão grande que chega a criar aventuras infinitas!


Nota 9,5!


Curiosidades:
O narrador do game é o Ron Perlman! O Hellboy!.
A voz do pai do seu personagem. É o Liam Neeson! O eterno Qui-Gon Jinn!
E galera, critica,dicas e sugestões para novos Crossovers com Rpg, comentem aqui embaixo!

(Mestre Veterano) Adaptando...

Se você tem um Playstation 3, fica a dica de jogo, mas você não precisa ficar preso ao console,você também pode expandir esse universo, fazendo algumas alterações.

Nos próximos post, iremos lhe ajudar em como aproveitar ao máximo esta ambientação Steampunk para que as suas sessões sejam inesquecíveis.Temos aí, o Ragnus, inaugurando com o pé direito, a sua participação aqui, no blog do Mestre Veterano.

Nos próximo post, vamos nos aprofundar um pouco mais neste universo e trazer dicas de como ambientar uma aventura nele, assim como, extrair algumas idéias bacanas para que você possa usar na sua mesa.

Sucesso decisivo a todos!






3 comentários:

  1. curti mas errou em uma coisa, a história do fallout 1 e 2, tem TUDO haver com a história do fallout 3 e muita coisa interfere, abraço

    ResponderExcluir
  2. Sobralzord a história de Fallout 3 não dependende do Background dos Fallouts anteriores para ser entendida, tanto que o Valt que você começar é o 101 outro valt diferente dos outros valts do Fallout 1 e do 2, o que quis dizer é que não precisa ter jogado os anteriores para entender o Fallout 3, ele existe por sí só.

    E se for para conhecer algum local dos anteriores você pode ver tudo no Fallout 3.

    ResponderExcluir
  3. Cara os sistemas perfeitos para adaptar isso aí é shadowrun, cybergeneration. Sempre curti a ambientação de Fallout. Abraços

    ResponderExcluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...