segunda-feira, 28 de maio de 2012

Narrando- Falando em OFF

Poderes extremos, habilidades extremas. =D

"Falar em off", quem nunca escutou essa expressão?Para quem não conhece, é aquele momento que durante  a sessão, você deixa de ser o  personagem e volta a ser você mesmo para tirar alguma dúvida, reclamar de alguma regra ou fazer alguma piadinha.


...

Mestre: Então, vocês chegam no grande salão, onde o príncipe os aguarda.O Elisium fica a noroeste do centro da cidade, próximo as docas.Ao vê-los, ele diz: Vocês estão atrasados, detesto esperar.

Jogador 1: Mestre, OFF: Sai daí, te sento a vara príncipe baitola.Mestre em ON: Desculpe-nos, majestade, tivemos alguns contratempos e por isso não pudemos chegar em horário mais propício.

Jogador2: Verdade, eu também te sento a vara seu príncipe baitola duma figa!Ops, em OFF hein! o.O

Mestre: Depois desse lamentável comentário, todas as portas do recinto são fechadas  bruscamente e vocês percebem a ira estampada nos olhos do príncipe.

Jogador 2: Eu disse em OFF, em OFF!

Mestre: Agora é tarde.

...


Quando o jogador quer falar algo que não seja proferido pelo seu personagem, ele diz, em OFF, antes de qualquer palavra, durante o jogo.Isso indica que quem está falando é o player e não o personagem.Essa regra é usada até hoje por muitos grupos, no intuito de organizar melhor as falas, permitir o máximo de diversão que o jogo pode proporcionar, mas sem avacalhar com a história.Alguns narradores podem ser bem rígidos, quanto a isso, principalmente quando ele quer dar uma lição naquele jogador comediante que não pára de atrapalhar a  narração.Já vi muitas situações hilárias, formarem-se por conta de palavras soltas, no momento errado. =D

Este recurso, serve também para ajudar na ambientação, pois, quando se diz, em "ON", o jogador é obrigado a focar no personagem, ou dizendo mais popularmente, ele consegue mais facilmente, "entrar no clima" e ter um rendimento maior de diversão.

E você, usa esta ferramenta ou deixa rolar solto?Já aconteceu algum momento engraçado, por conta deste recurso? =D

Sucesso decisivo a todos!







4 comentários:

  1. Depende, o mestre no rpg de D&D (4.0) que eu jogo, ele é bonzinho.
    E geralmente a gente nao usa, mais a gente sabe destinguir, pq passamos a maior parte em "FALAR EM OFF", e quando o personagem vai falar... "Eu falo, e etc..."
    Mais em relaçao a historia, eu sou tipico jogador comediante... ou poderia dizer... jogador q se ferra e ainda quer levar todos juntos kahdkahdkahdkahk.
    Ps: so quem ja jogou comigu, sabe o que eu estou falando... nao é mesmo suzy kill?
    kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkk.Olha aí que bacana, eu também conheço a Suzy Kill...realmente, depende do narrador. =D

    ResponderExcluir
  3. Aqui é mais solto também, como o comentário acima. Normalmente dá pra notar aqui quando a fala é em on, a maioria dos jogadores (incluindo eu) muda a entonação da voz e o estilo de palavreado. Mas já aconteceu de um comentário em off ser tão engraçado que vira toda uma cena em off, até o narrador falar "não, sério, voltando agora" e a gente retorna onde o on tinha parado (depois de todo mundo se borrar de rir).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Naredia! realmente, com a maturidade e entrosamento, a coisa flui de forma natural.A questão da mudança de entonação e forma de falar é uma ótima forma de marcar o "on" e "off" de forma implícita. =D

      Excluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...