sexta-feira, 27 de abril de 2012

Narrando- O que é preciso para ser um mestre?

Todos chegam animados, com muitas expectativas sobre os próximos acontecimentos da campanha, mas quando chegam no local de encontro, deparam-se com uma realidade inconcebível....o mestre faltou! E agora?O que fazer?

Normalmente, o grupo passa uma meia hora xingando o mestre e depois de resolverem voltar para suas casas, continuam xingando, até que todos se despedem. Mas porque ninguém se prontifica a narrar? Realmente, não é uma tarefa tão fácil para a maioria das pessoas, eu mesmo, já tentei estimular
alguns dos meus jogadores para ocuparem a "cadeira de master", sem muito sucesso. Alguns, até se animaram, prepararam-se e começaram a história de forma bem bacana, mas em pouco tempo se desanimaram, começaram a evitar a função e pararam definitivamente. Eu tinha muita vontade de encontrar o meu mestre substituto, para quando eu estivesse cansado ou quisesse assumir o papel de jogador, tivesse alguém ali, pronto para me substituir. E por vários anos, eu me fiz uma pergunta: Ser mestre é um "dom" concedido a poucos? Passei anos, apenas narrando, sem nunca ter sido efetivamente um player, em uma história que durasse mais de um dia e que valesse a pena participar. Eu mesmo, conheci o RPG em um dia e no outro já estava narrando, toscamente, mas estava, para um grupo de garotos que passavam o dia todo na rua, brincando de bola e soltando pipa. Foi tudo muito natural, consegui passar uma energia positiva sobre o hobby, mal conhecendo-o, e foi o suficiente para que estes rapazes trocassem, por algumas horas diárias, a bola e a pipa, por fichas e dados. Com o tempo, fui me aprimorando, pesquisei mais e evoluí..

Ninguém nasce para ser "mestre", você aprende com o tempo. Claro, algumas pessoas tem mais facilidade do que outras, mas de modo geral, o que diferencia um bom narrador de um ruim é o prazer que você sente em fazer aquilo. Vejo que falta paciência por parte dos que tentam contar uma história e não raras vezes, ansiedade. Fazendo uma adaptação de uma das famosas frases de Thomas Edison, ser mestre é 1% inspiração e 99% transpiração. Em resumo, narrar é trabalho com dedicação.

Aqui no Crossoverpg você pode encontrar muitas dicas para mestres e jogadores, e virão muitas outras, mas em um dos comentários feitos aqui no blog, um dos leitores pediu uma ajuda com relação a dicas de como se tornar um narrador, um material voltado para jogadores que querem se tornar mestres e que tem dificuldades nisso. Bem, farei o que puder, passando muito da minha experiência e de horas de conversas que já tive com os poucos narradores que tive contato pessoalmente aos longo dos anos. É na prática que você melhorará a sua performance, sempre estarei divulgando dicas sobre esse assunto que poderão lhe ajudar nos 99% que lhe faltam para começar a substituir o seu narrador quando ele não estiver presente. =D

Sucesso decisivo a todos!









3 comentários:

  1. Eu jogo desde 2001, e de lá para cá joguei como jogador e mestrei. Nos últimos anos tenho mestrado mais e jogado de menos.
    Ser mestre é uma grande responsabilidade, pois o mestre torna-se o termômetro da diversão na mesa.
    Eu costumo categorizar as qualidades que um mestre deveria ter para mestrar, e ao avaliar estas qualidades, percebir que determinados mestre possuem algumas melhores e outras piores.
    Eu gosto de mestrar e já joguei com diversos mestres, mas dois em especial eu considero realmente como mestres de qualidade, apesar obviamente de terem seus defeitos. Um desses mestres foi o meu 1º mestre, e hoje em dia é jogador da minha mesa, ele joga RPG desde 1993.

    A categoria de um bom mestre passa por: Improvisação, Teatralidade, Imparcialidade, Organização, Autoridade, Descrição de Cenas, Enredos bons ou melhores.

    Então os mestres recebem "notas" e avaliam de forma sincera no que são realmente bons. No que são ruins, pelo menos ficam cientes disso e podem melhorar esses aspectos na medida do possível, pois nem todo mundo é Teatral ou Organizado por exemplo, por mais que se esforcem.

    A minha melhor qualidade é a Imparcialidade, meus jogadores não deixam de frisar isso a mim( e por isso jogam comigo a anos e evitam outros mestres que são melhores que eu em outras qualidades).

    Realmente eu me esforço muito para ser imparcial, nem "roubar" nos dados a favor de jogadores ou monstros eu "roubo", pois se eu quero um resultado fixo em algo, para quê rolar dados? Dados viram enfeites? cadê o Fator Sorte e Azar de todo e qualquer JOGO?(inclusive do RPG).
    Não puxo saco de namorada, primos, irmãos, parentes, melhor amigo, etc ...; morreu morreu, se fudeu se fudeu, se deu bem se deu bem, nada de puxa-saquismos.

    Sei lá quantas vezes nas minhas aventuras já morreram personagens da minha irmã e namorada, e no final da sessão ninguém achou ruim, pois foram todas mortes dentro de um contexto justo, aonde o grupo errou em estratégia, não foram unidos ou tiveram azar demais, tem situação que mistura tudo de uma vez.

    As minhas qualidades como mestre são: Imparcialidade, Enrendo Bons ou melhores, Organização.
    No resto eu sou fraco ou mediano, e preciso melhorar muito nesses outros quesitos.
    Meu primeiro mestre possue mais qualidades que eu, mas na Imparcialidade ele peca muito, pois puxava saco demais de namoradas e jogadoras mulheres e de outros jogadores que o agradava com "subornos" off Game, ele também usava trilho de trem demais nas aventuras e as coisas tinham que ir somente pelo o que ele pretendia com caminhos muito lineares, parecendo um livro que já tem começo, meio, fim, determinados pelo autor, por este motivo o pessoal perdeu a confiança de jogar com ele mestrando.
    Já eu como jogador dele, sempre pensei comigo que ser parcial era a coisa mais idiota que eu já tinha visto, pois compromete a diversão de todos e causa injustiças demais.
    Mas esse mestre é muito bom, bem melhor que eu, só peca na Imparcialidade mesmo, no resto ele possue qualidades alternantes, porém em níveis bom ou melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o artigo e o seu comentário, vai ajudar pra minha primeira narração!

      Excluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...