segunda-feira, 9 de abril de 2012

Narrando- O preconceito ao RPG na mídia

Mais uma vez, nos deparamos com uma atitude genuinamente ignorante e preconceituosa sobre o RPG.Não é de hoje que a mídia é responsável por cometer este tipo de barbaridade, seja ela em uma reportagem ou novela,sempre apresentando o jogo de forma distorcida e alimentando o preconceito na mente da coletividade.Sabemos que isso não é nenhuma novidade,recebemos informações tendenciosas todos os dias, mas quando se trata do Role Playing Game, a distorção é ainda mais grave.

Eu fico pensando o porque disso, porque de tanta obscuridade?O que custa o divulgador pesquisar um pouco, antes de expor o assunto a população?Será que um jogo que ajuda as pessoas a pensarem por si mesmas,pode ser prejudicial de alguma forma?


Essa nova afronta que veio através da novela da rede Record deve ser combatida,pois qualquer forma de preconceito deve ser repudiado.Dizer que não devemos nos preocupar,pois ela não forma a opinião de ninguém,é um engano.A repercussão será inevitável e mesmo que você não assista esse programa pop adolescente(eu nem sabia que ainda existia o.O), os pais de alguns jovens telespectadores irão absorver aquela mensagem corrompida e propagá-la sempre que puderem, em nome dos "bons costumes"(afinal de contas, uma "brincadeira" onde os jovens prendem moças em masmorras e criam o caos nas ruas, não deve ser algo saudável,não é?) e acreditem em mim, o network (propaganda boca a boca) é uma ferramenta poderosa e subestimada, pela maioria das pessoas(uma das grandes sacadas do Facebook, criando a ferramenta de compartilhar,associada ao mural,não deixa de ser um network)

Os mais reacionários estão confundindo a defesa lúdica com discussão religiosa.Não importa a sua crença,até nisso o RPG pode ajudar, juntando na mesma mesa um evangélico, católico,budista,espirita e quem mais quiser jogar.Em meio a livros, fichas e dados,podemos combater a intolerância religiosa,então não usem argumentos baseados na crença ou atitudes gerais do dono da emissora.Também,não devemos culpar os atores,mas podemos culpar a direção, do roteirista ao diretor,de modo geral,os responsáveis pela formação do contexto criado.

Selecionei alguns comentários da Page,agradeço a todos que estão participando por um mundo lúdico melhor :

 Descobri o RPG através do livro 'Sangue de Lobo', amei o livro e o jogo. Ainda não conheci ninguém que jogue, as vezes eu e minhas amigas tentamos jogar. Acho o jogo incrível, pois me da sensação de liberdade e temos de usar de muita criatividade. Já na novela, concordo que eles transformaram o RPG em uma espécie de ceita, tornar o jogo do conhecimento de todos foi uma ideia legal, apenas fizeram isso de tal maneira que deixa uma impressão ruim, o que acaba prejudicando até quem curte, pois os pais vêem o jogo como uma coisa má. Bem, de tudo a gente tira alguma coisa boa, pelo menos assim agora talvez possamos encontrar mais pessoas que curtam o jogo!- Taísa Garattini Bombardelli



RPG é a sigla de Role Playing Game, o que significa "Jogo de Interpretação de Papéis". É um jogo que surgiu por volta de 1974 nos EUA, baseado em jogos de estratégia e literatura fantástica (principalmente as obras de John Tolkien - autor da trilogia do Senhor dos Anéis), e rapidamente ganhou vários adeptos pelo mundo todo.
Para jogar RPG, é preciso um mestre e jogadores. A função do mestre é apresentar ao grupo de jogadores uma história, que contenha obstáculos, charadas e situações que exigirão escolhas por parte dos jogadores. Os jogadores, por sua vez, controlam personagens que irão participar da história, discutindo entre si as escolhas que farão e as soluções que darão aos obstáculos e dificuldades que surgirem. É um exercício de diálogo, de decisão em grupo, de consenso, e não prega a violência.- Mirian Freitas

Nem como Live isso representa. Tá mais para trote de faculdade americana. Daqui a pouco passa alguém morrendo ou se ferindo e os mal informados vão culpar o jogo, lógico.- Francisco José Santa Rosa.


Questão não é o RPG ou o LIVE é como esta sendo passada na novela a imagem disso, quem sabe o perigo disso são os jogadores mais velhos que sofreram na mão da midia quando jogaram a culpa dos assassinatos nas costas de RPGistas, sofremos uma pequena caçada por algo que nunca ocorreu.
Na novela esta sendo passado que jogadores de Live estão jogando RPG e devem sair por ai assustando pessoas ou mais pra frente crimes, ahh jogadores de RPG/Live são assassinos sim de Dragões, Goblins, Demônios e Bruxas tudo fictiocio, mas a todo momento vejo falhas no roteiro que pra qualquer jogador tanto de RPG como de Live chega ser ofensivo , que todo jogador quando chega em um certo nivel entra numa esquizofrenia profunda, vei eu jogo Live se eu em algum momento fizer qualquer ato desse tipo exagerado no parque daqui da cidade posso ir preso e isso vai queimar o grupo todo. RPG e Live foram as melhores coisas nas vidas de muitos aqui e ver isso sendo transmitido de forma tão errada entristece qualquer um =(...- Pureza Peregrino Orc

 Gente!! que visão preconceituosa, horrorosa e simplista de um sistema tão complexo de jogo... sério, o roteirista não tem noção alguma do que estava escrevendo, nem Live Actions são assim... como assim "saiam na rua e assustem uma pessoa"?-Priscila Leite

Esses são alguns dos comentários que foram feitos pelos seguidores da Page .


Se você também fica indignado com essa situação e gostaria de fazer algo mais, está rolando um abaixo assinado na Web,onde você poderá expor a sua opinião e ajudar na luta pela apresentação do RPG como ele é.

Vamos divulgar e esclarecer o máximo de pessoas que pudermos,mas sem confundir os assuntos, sempre cm bom senso e EDUCAÇÃO, sem agredir ninguém.

E sucesso decisivo a todos!





4 comentários:

  1. Por que não uma hash tag no twitter, algo do tipo:

    Assustar pessoas na rua #naoerpg
    Roubar suco da cantina #naoerpg

    Eu não sei se hash tags aceitam caracteres especiais, se aceitarem é bom acentuar da forma correta.

    Bom eu sou um nada na comunidade rpgística de qualquer maneira enviei um email para: rebeldes@r7.com

    Mostrando meu descontentamento, dúvido que funcione, dúvido que leiam, mas eu fiz. No mais ficarei de olho no próximo evento em minha cidade para participar e fortificar o hobby.

    ResponderExcluir
  2. Boa ideia.Cada um fazendo a sua parte, poderemos lutar contra este tipo de preconceito o que não podemos e nos negar a lutar por mais remota que seja a vitoria

    Obrigado pela sua participação Puppet

    ResponderExcluir
  3. Só um adendo, a primeira forma de demonstrar que possui algum argumento é ser educado.

    Então aos demais que quiserem enviar algum email ou coisa do tipo sejam educados, mostrem-se interessados em contribuir para a melhoria da imagem passada aos telespectadores, e não simplesmente "xinguem e amaldiçoem".

    ResponderExcluir
  4. Exatamente Puppet!Estaremos apenas contribuindo com o que está sendo dito se formos agressivos...educação sempre, não adianta falar das inumeras vantagens do jogo sem ao menos demonstrar um pouco de civilidade!

    ResponderExcluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...