sábado, 14 de abril de 2012

Narrando- O necessário para se divertir

Preciso de alguns dados, fichas de personagens, lápis, borracha , livros e amigos interessados em jogar RPG.

Normalmente, os adolescentes tem uma ideia geral que reunir os amigos e se divertir, está obrigatoriamente ligado ao ato de sair, beber e fumar.Eu passei o meu ensino médio inteiro, recusando os convites dos meus amigos de sala para sair depois da última aula na sexta (estudava a noite) para dar uma passada no bar que ficava quase na esquina.Não eramos crianças nessa época, mas era comum (como é ainda hoje) ver jovens de 12 anos com uma latinha de cerveja em uma mão e um cigarro aceso na outra.Quando se quer ser aceito  em uma comunidade, você acaba imitando os hábitos dela ou acaba sendo excluído.


Tive um jogador no meu grupo que me acompanhava desde o inicio das minhas atividades como mestre.Quando tive que parar de jogar por um tempo, por conta do vestibular, ele e os outros tiverem que procurar outros passatempos.Não demorou muito para que este mesmo amigo acabasse tomando as decisões erradas e não faz muito tempo foi assassinato por se envolver com drogas mais pesadas que o álcool e o cigarro.O misto de ociosidade e má influência determinaram o seu destino e eu me pergunto até hoje; "E se ele tivesse continuado jogando com a gente?"Sua mente poderia estar povoada de masmorras, cavaleiros e dragões, quem sabe estivéssemos compartilhando, ainda hoje, momentos lúdicos de grande diversão.

Além de proporcionar muita diversão, eu vejo no jogo, uma ferramenta com grandes potencialidades para educar as pessoas.Quando bem direcionado e abordado da forma correta, torna-se um poderoso veículo de conscientização, propagação de idéias e socialização.Imagina uma campanha contra as drogas com um embasamento lúdico?Sabemos que normalmente as pessoas se entregam aos vícios químicos por se sentirem incompreendidas e solitárias.Não vejo forma melhor de combater isso, simplesmente reunindo os amigos, exercitando a imaginação e se divertindo muito.A longa prazo, a experiencia narrativa, ajuda no desenvolvimento pessoal de qualquer um que decida dar uma chance ao hobby.

Complementado a frase da foto, eu digo que " eu não preciso disso para me divertir, preciso apenas dos meus amigos e de uma história para compartilhar".

Sucesso decisivo a todos!












2 comentários:

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...