quarta-feira, 25 de abril de 2012

Narrando - Jargão RPG

Jargão é a maneira característica e específica de um determinado grupo se comunicar .Os RPGistas também tem os seus Jargões e isso causa um certo estranhamento ou confusão a alguns novatos.Elaborei uma pequena lista com alguns termos que usamos na mesa para servir como guia geral , até porque eu já usei e ainda usarei esses termos , aqui no blog.

Personagem: É a representação do jogador no mundo da imaginação.Ao ler um livro, você se transporta para aquele universo, exercitando a imaginação, durante algumas horas.No RPG, é quase a mesma coisa, com a diferença que você terá mais autonomia.É através do personagem que você interage com o mundo fictício do jogo.


PC: Player Character .Traduzindo , fica jogador personagem .São os personagens dos jogadores .

NPC:  Non Player Character.Traduzindo , fica como personagem não jogador.São os personagens do mestre .


Ficha de personagem: Uma planilha, onde são anotadas as características do seu personagem.Ela sempre é preenchida antes do jogo.É uma ferramenta fundamental para manter um controle sobre o jogo.

ON: Quando começa o jogo , é o momento em que todos devem interpretar os seus personagens.É nessa hora que a diversão começa, quando o grupo interage através do seus personagens.

OFF: Quando não estamos jogando ou quando paramos a partida por um momento para tirar dúvidas, geralmente sobre regras, com o narrador.

D4/D6/D8/D10D12/20: Simbolo representativo para dados, itens tradicionas em uma mesa de RPG.A numeração representa a quantidade de lados que um deles pode ter, vai depender do sistema que o grupo escolheu para jogar.Então, um dado pode ter, quatro, seis, oito, dez, doze ou até 20 lados.

Mestre/Narrador: É o juiz/diretor do jogo, ele contará a história e tomará a decisão final sobre qualquer questão, durante o jogo.

PDM: É a tradução de NPC , personagem do mestre.

PJ: É a tradução de PC , personagem do jogador

Na mesa: O equivalente a "durante o jogo".Tradicionalmente, o jogo acontece em volta de uma mesa e mesmo que o grupo jogue em uma praça, shopping ou até mesmo online, muitos player ainda usam o termo como referência.

One Shot : Já foi definido no blog

Sistema: Sistema, ou sistema de regras.São as regras do jogo que determinam o que pode ou não, no mundo da imaginação.

Cenário de campanha: Já foi definido aqui.

Esses são alguns termos, nos próximos post, eu estarei expondo mais e qualquer dúvida ou acréscimo, seja bem vindo a deixar nos comentários.

Sucesso decisivo a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...