sexta-feira, 2 de março de 2012

Narrando - Evitando a morte dos personagens




O personagem é do jogador ,mas a decisão final sobre a sua vida ou morte está nas mãos do narrador.O mestre é o juíz supremo , ele é uma verdadeira divindade narrativa ,não existe autoridade maior na mesa .Então ,não importa os eufemismos que usamos para explicar uma
morte em jogo , no final das contas , é o narrador que tem a decisão final .


A maior frustração dos jogadores é quando a morte não tem significado algum , é totalmente banal e aleatória ,causando descontentamento e falta de interesse por continuar envolvido na trama .O mais importante não é se vai acontecer (porque,uma hora vai!) ,mas como vai acontecer e o valor que é dado aquele acontecimento .O mestre nunca deve evitar o curso natural da coisas , quando o bom senso lhe alertar que chegou  a hora , excecute a sentença  .Pense nos filmes e/ou seriados ( supernatural, Star War)  que foram perdendo prestigio ao longo das continuações e temporadas.Mesmo os personagens imortais , morrem de alguma forma não convencional ,que normalmente é desconhecido pela maioria ou por todos (Você sabe como matar o Tarrasque?), a morte também faz parte do contexto , quando ela é bem planejada , a campanha sempre será lembrada .Mas enquanto a hora não chega , existem algumas formas de adiar o inevitável para favorecer o enrendo sem precisar da ajuda do escudo do mestre .



A regras variam um pouco de sistema para sistema,mas de modo geral ,quando o personagem chega a zero pontos de vida , ele está derrotado.No D&D 3.0/3.5 , de -1 a -9 , o personagem está morrendo e -10 ele pode ser considerado morto ,a menos que alguém o estabilize.De modo geral ,quanto mais se agrava a situação ,mais perto da morte ele estará .Nesse caso , o mestre pode ser mais flexível e adaptar a situação de "morto " para "incapacidade temporária ou permanente".Quando o personagem chegar em uma situação que ele deveria estar morto, pelas regras , o mestre determina que ele continuará vivo, ao receber os cuidados médicos necessários ,mas que ficará debilitado por um determinado período ou de forma permanente.
Imagine quantas surras os cavaleiros do zodíacos e os guerreiros do Dragon Ball já suportaram  e não morreram ? Lembram-se do velho ajudante do Blade que mancava?
Um dos personagens do Naruto , o Lee, exagerou na dose ao usar a Lótus (uma técnica que causa dano ao próprio corpo) e precisou ser hospitalizado.Em seguida, recebeu  a notícia de que não poderia mais lutar e isso causou um drama bem  bacana,onde  ele , sem esperanças , fala  sobre sonhos , dedicação e talento .Nesse caso ele não precisou morrer , ficou extremamente machucado , com tantos redutores na ficha que muitos pensariam em desistir do personagem .O que para uns seria o fim ,para ele foi o começo...de um desafio Mesmo desacreditado pelos ninjas médicos ,ele perseverou e encontrou uma forma de sair dessa condição limitante .Aprendemos que  a morte não é o único caminho , toda ação tem que vir acompanhada de uma reação.Claro,sejamos conscientes , é nessa hora que entra o bom senso do mestre , certos castigos são extremamente letais e não permitem sobrevivência(como tomar banho nas lavas de um vulcão).O mestre pode pedir um teste de resistência apropriado para dar ainda mais dramaticidade para determinar o quão grave será o ferimento ou até deixar ,nesse momento, a cargo da sorte, a decisão sobre a morte do PC  Então ,se não chegou a hora ,diminua a periculosidade ,mas não deixe de aplicar as consequências necessárias.No Lobisomem o apocalipse ,existe uma tabela de cicatrizes de batalha ,mostrando as sequelas de um combate ao estremo .O mestre pode criar a sua própria tabela de traumas e usá-la sempre que houver uma situação de "quase morte".
Exemplo:




Clicando na imagem você poderá enxergar melhor .
Uma outra forma de adiar a morte é evitando que o vilão acerte o golpe de misericórdia com algo inesperado entrando na cena.Vemos isso constantemente nos filmes , quantas vezes o cavaleiro de Fênix salvou o cavaleiro de andrômeda? Quantas vezes o Goku evitou uma morte chegando no momento certo?Os garotos do supernatural teriam terminado a primeira temporada sem esse recurso?

Muitos heróis ,principalmente os que não tem super poderes , precisam contar com a sorte de vez enquanto.Cabe ao mestre decidir se essa sorte será espontânea ou planejada.Decida se o elemento surpresa irá acontecer ou se ele dependerá de uma rolagem de dados .Caso escolha a jogada de dados , determine a porcentagem do acontecimento , o jogador terá 25% de chaces ??50%?75%?




Uma outra abordagem é o mestre usar uma regra similar a de pontos de sorte ou pontos de ação que alguns sistemas de jogos usam.Sempre que um teste for uma falha e isso resulte na morte do personagem ,ele poderia fazer um novo teste .O limite seria igual aos pontos concedidos pelo benefício .Cada narrador deve convencionar o limite de acordo com o seu sistema/cenário, mas geralmente esses pontos devem ser concedidos ,sempre que os personagens evoluem para um próximo nível ou final de crônica ,pois quanto mais experientes ,mais difícil de morrer , certo?Imagine aquele personagem épico de 23° nível morrer por conta de um azar desgraçado nos dados .Se ele guardou seu "pontos heroicos" poderá usá-los e continuar vivo...ou não ,mas pelo menos , teve mais chances de sobrevivência .


Essas são dicas de como manter os perigos da crônica sem se arriscar a matar acidentalmente os PC .É claro que o mestre pode evitar o aumento do índice de mortalidade simplesmente maneirando nas dificuldades ,mas isso pode tirar a emoção do jogo.Essas dicas que eu passei permitem que você coloque um Tarrasque para enfrentá-los sem que necessariamente ocorra uma chacina (=D) ,mas que os resultados do encontro tragam algum elemento novo a trama ou a interpretação dos jogadores.Toda dica serve como ferramenta , então adapte ao seu jogo, com o tempo você saberá a melhor forma de usar.


Até agora , eu já falei em como os jogadores devem encarar a morte dos seus personagens e    como evitá-la .No próximo post irei entrar no próximo aspecto.....como transformar a morte em algo bom para a aventura.


Sucesso decisivo a todos

7 comentários:

  1. Nossa, que post bom, vou mostrar a tabela para o meu mestre e talvez assim depois que eu jogar um 3, depois um 5 e então um 2 eu não tenha que fazer um 'teste de amizade' para ver se fico viva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anne...que bom que você gostou.Lembrando que essa tabela é uma sugestão, ele pode criar a sua própria tabela , o importante é captar a ideia principal .

      Espero que as suas sessões fiquem mais divertidas

      Sucesso decisivo para você!

      Excluir
  2. Muito interessante.. No grupo que jogo normalmente quando chega a -10 o mestre simplesmente dá o personagem como morto, sem chance de recuperação.. Vou apresentar essa proposta! Valeu Mestre Veterano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá elvis...fico feliz que você tenha gostado ,sempre uso esses recursos na minha mesa e estou testando outros.As vezes o mestre nem quer que o personagem morra,mas dada as circunstancias , tem que deixar morrer ou acaba perdendo credibilidade (e isso pode causar muita discussão,vã por mim hehehe) ....Espero que o seu narrador analise e goste

      Sucesso decisivo ao seu grupo!

      Excluir
  3. Olá elvis...fico feliz que você tenha gostado ,sempre uso esses recursos na minha mesa e estou testando outros.As vezes o mestre nem quer que o personagem morra,mas dada as circunstancias , tem que deixar morrer ou acaba perdendo credibilidade (e isso pode causar muita discussão,vã por mim hehehe) ....Espero que o seu narrador analise e goste

    Sucesso decisivo ao seu grupo!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto!

    "A maior frustração dos jogadores é quando a morte não tem significado algum , é totalmente banal e aleatória ,causando descontentamento e falta de interesse por continuar envolvido na trama."

    Exatamente isso! Morrer em um encontro aleatório é ridículo! Perde completamente a graça do jogo. Fica sem significado...
    Fica estranho você entrar com um personagem completamente novo na campanha, sem vinculo ou laço afetivo com nenhum de seus "companheiros" e querer seguir normalmente como se nada tivesse acontecido.
    =/
    Mas é como você disse, o narrador deve ser um mediador dessa situação, deve ter bom senso quando se tratar da morte dos personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , Bruna.Realmente,narro muito mais do que jogo,mas sei e entendo o lado do jogador , aprendi com a experiência que a morte de um personagem nunca deve ser causada pelo mestre ,mas ele deve sempre tentar evitar quando se trata de bobagens ....bom senso é sempre a palavra chave

      Sucesso decisivo para você!

      Excluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...