sábado, 10 de março de 2012

Narrando- Ambiente de jogo I

Uma das funções do narrador é criar uma atmosfera que envolva todos os integrantes da mesa.....quando existe uma entre eles.Essa é a composição mais tradicional , uma mesa onde todos ficam em volta dela, olhando para o mestre, ouvindo a sua narrativa e interagindo com os amigos.Por falta de escolha ,alguns reúnem-se em praças, shoppings ou escolas .O problema de realizar as sessões de jogo em locais públicos passa pela questão da ambientação se tornar mais
complicada e torna-se difícil manter os jogadores focados na aventura.Normalmente no transcorrer da narrativa ,começam a se dispersar , falar de outros assuntos ou até se distrair com o próprio ambiente ao redor ,ficando perdido nos acontecimentos da trama.  Se for um local barulhento então, fica quase impossível .Eu mesmo já encerrei o jogo aqui em casa várias vezes porque o meu vizinha ligava o rádio dele na altura máxima ,e o pior meus amigos é que não era qualquer música , era um brega das antigas que eu acho que não era nem do tempo do meu avó e ele ainda acompanhava o ritmo tocando em um tambor que ele tem em casa!Um verdadeiro suplício...

Com relação a claridade , eu sempre evitei narrar no mundo das trevas durante o dia , a noite ela cria uma atmosfera automática ,tratando-se de um jogo sombrio.Até isso pode interferir , um lugar escuro é ideal para jogar um bom vampiro a mascara ,mas uma aventura de fantasia medieval clássica regada com muitos combates  pede um ambiente mais claro e descontraído.

Se possível ,organize o espaço onde você e o seu grupo irão jogar .Deixe espalhado sobre a mesa tudo quanto for de material relacionado a sua campanha e evite deixar sobre ela qualquer outro item que não seja!Mesmo que sejam livros de RPG , mas se forem de outro cenário , retire-os ,eu já tive que esconder muita Dragão Brasil de jogar que se perdia na história porque estava lendo as lendas lendárias , rindo e atrapalhando a narrativa!

Para completar , crie o clima apropriado ,deixando tocar como pano de fundo uma música adequada ao seu jogo .Atualmente isso é muito mais fácil de fazer , celulares baratos vem com a função de mp3 e áudio externo com uma potência considerável , sem contar com os notebooks .Um dos seguidores do mestre veterano me enviou um e-mail pedindo uma ajuda com relação a dicas de músicas apropriadas para se tocar como pano de fundo .Bem...para fantasia medieval as que eu sempre escuto são as composições da banda Rhapsody , muito bom....segue um vídeo com uma das clássicas :



Se você gostou e gostaria de saber mais sobre a banda, eu indico a biografia da banda feita pelo Marzeu Lima , integrante do vila do RPG , uma galera muito bacana aqui de Fortaleza .Aproveitando a oportunidade , quem for de Fortaleza e não sabe onde encontrar um grupo para jogar RPG , apareçam por lá , faz tempo que não passo lá ,mas é muito bom , a galera é sempre calorosa .

Para mais informações vocês podem falar com o Sérgio Magalhães ,um grande companheiro que também divulga incansavelmente a arte do role play .

No próximo post irei abordar mais alguns aspectos do ambiente de jogo .

Sucesso decisivo a todos!




3 comentários:

  1. Ótimas bandas para background de partidas!

    [Medieval D&D e afins!]
    Alestorm
    Korpiklaani
    Fintroll
    Amom Amarth


    [WOD e afins]
    Nox Arcana - RECOMENDADÍSSIMO
    Before de Dawn
    Dawn of Solace
    Black Sun Aeon

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