Todas as aventuras prontas que já passaram pelas minhas mãos,os autores recomendam formações de 4 a 6 player .O @PSI_Mac comenta que o seu ideal é 5.Obviamente,sempre dependerá do narrador ,mas acho que a partir de 8 ,torna-se um número realmente exagerado , entreter tantas pessoas ao mesmo tempo pode se tornar uma tarefa altamente estressante que poderá atrapalhar na diversão geral.
Quando ele fala dos 5 jogadores que estavam jogando com ele em um dia e no outro ,esse número aumenta para 8 ,eu me lembrei que isso já aconteceu comigo várias vezes .Se não me falhe a memória ,já" narrei " para 12 pessoas , imagina o barulho que estava saindo da área da minha casa , lembro-me que a minha mãe quis até proibir a nossa reunião , tentamos diminuir o barulho apelando para o bom senso de todos ,mas acabou não dando muito certo.A primeira ideia que surgiu foi dispensar metade do grupo ,mas como selecionar os que "merecem" e seria justo privar o resto dos amigos ?Não tínhamos outro lugar , então tomei uma decisão : Dividiríamos em dois turnos de 6 pessoas , o primeiro grupo ficaria de 15:00 as 17:00 e o outro de 17:00 as 19:00.Resolveu o problema do barulho, enquanto durou a campanha .Eu também poderia ter distribuído eles em dois dias diferentes ,daria até para narrar mais tempo para cada um.
O ideal é até 6 jogadores ,concordo com o @PSI_Mac em afirmar que mais do que isso não tem como ter um role play de qualidade ,mesmo que o narrador esteja empolgado e queira mostrar serviço , em pouco tempo ele perceberá o quão difícil é manter a empreitada e no final das contas ,acaba não concluindo o enredo proposto inicialmente .O mestre tem muitas funções durante o jogo ,tem que analisar vários fatores e dependendo da fadiga que ele acumulou durante a semana,com os seus afazeres diário , a sua performance será prejudicada .É alto o índice de discussão ,principalmente por causa de regras ,quando o grupo é muito grande e o aproveitando do tempo disponível também acaba sendo mal aproveitado .
Se você não tem tempo para narrar em dois turnos ,pode deixar o resto da galera na "reserva" , se sair algum jogador do seu grupo ,ou você julgar necessário tirar alguém por má conduta ou porque está faltando demais , conceda a oportunidade ao próximo.Essa opção é bem interessante,perceba que os jogadores valorizarão mais os personagens(perder o personagem também criaria rotatividade?Bem , o mestre é que decide...) e evitarão de furar com o grupo , faltando por qualquer besteira ,quando você se compromete com o pessoal e não vai ,prejudica o planejamento do narrador e pode estragar a diversão dos outros ,o jogo também serve para ensinar responsabilidade.
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Resolvi falar um pouco sobre isso,pois penso ser um assunto relevante , quando o narrador é bom ,o network* dos jogadores acaba atraindo novos seguidores que poderão tornar-se novos apaixonados pelo hobby ou quem sabe até novos mestres....
De modo geral , assuma a responsabilidade que você acha que pode dar conta , não tem como agradar todo mundo , é melhor dispensar alguns do que prejudicar todos , espero que algumas das dicas acima se encaixe no seu perfil .
E você , já conseguiu narrar para quantas pessoas e por quanto tempo?
Sucesso decisivo aos mestres pacientes !
* Expressão usada para designar a propaganda do tipo boca a boca,onde você fala para o fulano que comenta para o sicrano que chega no beltrano e assim uma informação se espalha, estilo telefone sem fio.
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