quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Narrando- Quando tem muitos jogadores no grupo

Achei muito bacana esse vídeo gravado pelo @PSI_Mac(Twitter) que fala sobre o nosso hobby.Das informações que ele transmite,uma me chamou mais a atenção .Qual seria o tamanho ideal de um grupo de RPG?
Todas as aventuras prontas que já passaram pelas minhas mãos,os autores recomendam formações  de  4 a 6 player .O  @PSI_Mac comenta que o seu ideal é 5.Obviamente,sempre dependerá do narrador ,mas acho que a partir de 8 ,torna-se um número realmente exagerado , entreter tantas pessoas ao mesmo tempo pode se tornar uma tarefa altamente estressante que poderá atrapalhar na diversão geral.


Quando ele fala dos 5 jogadores que estavam jogando com ele em um dia e no outro ,esse número aumenta para 8 ,eu me lembrei que isso já aconteceu comigo várias vezes .Se não me falhe a memória ,já" narrei "  para 12 pessoas , imagina o barulho que estava saindo da área da minha casa , lembro-me que a minha mãe quis até proibir a nossa reunião , tentamos diminuir o barulho apelando para o bom senso de todos ,mas acabou não dando muito certo.A primeira ideia que surgiu foi dispensar metade do grupo ,mas como selecionar os que "merecem" e seria justo privar o resto dos amigos ?Não tínhamos outro lugar , então tomei uma decisão : Dividiríamos em dois turnos de 6 pessoas , o primeiro grupo ficaria de 15:00 as 17:00 e o outro de 17:00 as 19:00.Resolveu o problema do barulho, enquanto durou a campanha .Eu também poderia ter distribuído eles em dois dias diferentes ,daria até para narrar mais tempo para cada um.


O ideal é até 6 jogadores ,concordo com o   @PSI_Mac em afirmar que mais do que isso não tem como ter um role play de qualidade ,mesmo que o narrador esteja empolgado e queira mostrar serviço , em pouco tempo ele perceberá o quão difícil é manter a empreitada e no final das contas ,acaba não concluindo o enredo  proposto inicialmente .O mestre tem muitas funções durante o jogo ,tem que analisar vários fatores e dependendo da fadiga que ele acumulou durante a semana,com os seus afazeres diário  , a sua performance será prejudicada .É alto o índice de discussão ,principalmente por causa de regras ,quando o grupo é muito grande e o aproveitando do tempo disponível também acaba sendo mal aproveitado .

Se você não tem tempo para narrar em dois turnos ,pode deixar o resto da galera na "reserva" , se sair algum jogador do seu grupo ,ou você julgar necessário tirar alguém por má conduta ou porque está faltando demais , conceda a oportunidade ao próximo.Essa opção é bem interessante,perceba que os jogadores valorizarão mais os personagens(perder o personagem também criaria rotatividade?Bem , o mestre é que decide...) e evitarão de furar com o grupo , faltando por qualquer besteira ,quando você se compromete com o pessoal e não vai ,prejudica o planejamento do narrador e pode estragar a diversão dos outros ,o jogo também serve para ensinar responsabilidade.

Uma outra sugestão que nunca funcionou comigo,mas creio que vale a pena tentar ,seria incentivar algum deles a narrar .Quando você faz o convite , a resposta mais comum é "eu não sei narrar" e o convidado se fecha em um manto de negatividade eterna.Algumas pessoas simplesmente não gostam de ficar desse lado da mesa ,não adianta insistir ,ninguém consegue se divertir sendo forçado .Da próxima vez tentarei oferecer como recompensa aos que aceitarem o desafio mais pontos para distribuir na ficha quando eu for narrar a minha próxima história , quem sabe funcione xD.

Resolvi falar um pouco sobre isso,pois penso ser um assunto relevante , quando o narrador é bom ,o network* dos jogadores acaba atraindo novos seguidores que poderão tornar-se novos apaixonados pelo hobby ou quem sabe até novos mestres....
De modo geral , assuma a responsabilidade que você acha que pode dar conta , não tem como agradar todo mundo , é melhor dispensar alguns do que prejudicar todos , espero que algumas das dicas acima se encaixe no seu perfil .

E você , já conseguiu narrar para quantas pessoas e por quanto tempo?

Sucesso decisivo aos mestres pacientes !




* Expressão usada para designar a propaganda do tipo  boca a boca,onde você fala para o fulano que comenta para o sicrano que chega no beltrano e assim uma informação se espalha, estilo telefone sem fio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...