quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Narrando - O vila do RPG


Olá visitantes de terras ( IP ) distantes ,mais uma vez ,  sejam bem vindos ao Crossoverpg , o blog do mestre veterano .Nesta postagem apresento-lhes um grupo oficial de RPG em Fortaleza , o Vila do RPG .Tenho o prazer de conhecer um dos idealizadores e coordenadores do espaço , Sérgio Magalhães que teve a paciência de responder algumas perguntas sobre o grupo e sobre a sua experiência com o jogo.Eles também tem uma página oficial na web onde oferecem suporte aos rpgistas e atualizam todos sobre as atividades no vila.Ele não faz tudo sozinho , no final da página você terá a oportunidade de conferir os outros colaboradores.




Sérgio, antes de mais nada, fale aos leitores do Crossover quem é você?


Primeiramente agradeço a oportunidade de falar um pouco mais sobre este jogo que me fascina há tanto tempo e que, cada vez mais, tenho dedicado tempo e dedicação para divulgar. Me chamo Sérgio Magalhães e sou um dos integrantes do grupo Vila do RPG de Fortaleza e, agora também, redator do blog Reduto do Bucaneiro. Não sou famoso nem nada, mas, de vez em quando, escrevo algumas coisas que considero legais e que acabam tendo uma certa divulgação da blogosfera ligada ao RPG. Junto à galera do grupo, tenho feito algumas coisas interessantes como, por exemplo, abrir um espaço de jogos em Fortaleza em parceria com a Livraria Feira do Livro, que promove encontros semanais de RPG e boardgames; e organizar, além de pequenos eventos, um grande encontro de RPG, chamado FORPG! que entrou para o circuito de grandes eventos nacionais e trouxe à nossa capital, nada menos que o Leonel Caldela, tradutor da Jambô editora, co-autor de Tormenta RPG, escritor da Trilogia de romances de Tormenta, e reconhecido como um dos maiores nomes da fantasia nacional.

Conte-nos como você conheceu o RPG, o que te influenciou a jogar e há quanto tempo você joga?

Comecei em 2001, no ano em que entrei para o ensino médio na escola. Vi dois caras narrando algo um pro outro e fiquei observando bastante curioso com aquilo. Eles perceberam que eu estava olhando e me chamaram para jogar e estou até hoje nisso. Nunca tinha ouvido falar do jogo e foi uma descoberta maravilhosa para mim. Jogávamos direto na escola e, cada novidade, era lida com uma voracidade incrível. O legal do RPG para mim, e que até hoje me fascina, é a união que ele promove entre as pessoas. Um desses caras que vi jogando nessa época, por exemplo, é meu grande amigo até hoje, assim como dezenas de pessoas incríveis que conheci desde então graças ao jogo.

Qual o seu sistema de regras e cenário preferido?

Sou o tipo de narrador que privilegio o enredo em detrimento das regras. Até mesmo porque nunca tenho paciência para decorar muitas regras e combos, proporcionados pelos sistemas. Internalizo o básico e sigo com a narração. Graças a isso, tive que procurar sistemas que se adequassem a este gosto pessoal. Experimentei muita coisa até chegar ao Old Dragon, que hoje, é disparado meu sistema de regras favorito, pela praticidade e incentivo à improvisação. Mas não sou muito preconceituoso quanto a sistemas não, já joguei de tudo, desde Cyberpunk 2020 a 3D&T. Acho que cada narrador deve procurar o sistema que melhor se adéqua ao seu estilo. Muita gente adora o Dungeons & Dragons 4E, e narra muito bem com ele; pra mim em particular, é uma tragédia. É a questão de adequar mesmo a forma de narração ao sistema, isso para mim é imprescindível.

Quanto a cenário, gosto muito de Forgotten Realms 2ed, Dark Sun e Reinos de Ferro. São ambientações que marcaram pela originalidade e textos incríveis e coerentes. Entretanto, na maioria das vezes, mesmo quando ponho meus jogos em cenários conhecidos, acabo inventando quase tudo, usando apenas poucas referências para ilustrar. Na verdade é minha maior satisfação mesmo em ser narrador, criar localidades, personagens e lendas, ver a admiração do jogador diante do desconhecido, temer dobrar o corredor da masmorra, não saber que perigo espreita além das ruínas.

Você gosta mais de narrar ou jogar? 

Na verdade não gostava muito de narrar no inicio, mas por necessidade tive que começar, até mesmo para movimentar as coisas, especialmente no espaço da Livraria Feira do Livro. Com o tempo fui pegando gosto pela coisa e não pretendo parar, hehe. O lado negativo de se narrar muito, é que vai se ficando crítico em relação aos outros narradores. Dificilmente jogo uma partida que me divirta mesmo hoje em dia, fico mais tempo analisando os erros e acertos do narrador para aproveitar em minhas partidas do que jogando.

Como surgiu a ideia de formar um grupo ofical de RPG?

Eu não estava presente no inicio do Vila do RPG, tanto que no primeiro evento, fui como público mesmo. Pouco tempo depois consegui abrir o espaço da Livraria Feira do Livro para os jogos de RPG, e desde então tenho feito parte do grupo. Mesmo assim desde o inicio deu pra perceber qual era a intenção por trás do trabalho. Nos conhecemos há quase 10 anos, e sempre conversamos sobre o que deveria mudar na cena de RPG em Fortaleza. Na verdade, a vontade sempre foi agitar as coisas em nossa cidade. Tudo andava meio parado há muito tempo, sem eventos relevantes, o RPG sendo rebaixado nos eventos de anime, nada de novo acontecendo, etc. Começamos a organizar pequenos eventos e, rapidamente, apareceram muitas pessoas que não jogavam há algum tempo, nos apoiando. Tudo isso, alavancado pela relevância que nosso blog veio conquistando ao longo do tempo. Com poucos meses de existência, conquistamos uma ótima visibilidade na blogosfera e podemos dar mais ênfase à nossas realizações presenciais, como os eventos, por exemplo.

Vocês do Vila do RPG organizaram um evento oficial de RPG muito bem sucedido, o FORPG!  o que você tem a falar sobre isso?

Cara o FORPG! nasceu como uma vontade de comemorar um ano de atividades do grupo, promovendo pequenos eventos e mantendo um blog sobre RPG. Porém, queríamos que fosse algo realmente grande, algo diferente do que vinha sendo feito em Fortaleza até então, em termos de eventos. A idéia de trazer um convidado nacional foi realidade desde o inicio, tanto que estávamos prontos para arcar do bolso a vinda de alguém para cá. Acho que o sucesso conseguido pelo evento se deu graças à seriedade empregada desde sempre. Os narradores foram tratados como colaboradores, ganhando brindes exclusivos, tendo toda uma assistência por parte da organização, e contando com um local seguro e agradável para narrar. Tudo foi muito bem amarrado e não ouvimos nenhuma reclamação, pelo contrário, vários blogs resenharam, e colocaram o FORPG! como um dos grandes eventos do circuito nacional. Claro que ouveram falhas, mas nada transpareceu ao publico, e tudo, no fim, ocorreu de maneira magistral. Não podemos esquecer que, tudo isso, não teria sido possível sem o apoio de pessoas como Mileide Flores, da Livraria Feira do Livro, ao pessoal do SENAC e do Centro Cultural Banco do Nordeste, especialmente à Tessi Leticia, e todos os narradores que compareceram e deram o apoio, inclusive aos amigos que vierem do interior como Jeferson Kalderash (Paragons) que veio de Juazeiro e Alexandre Fnord (Roleplayer) de Sobral.

Como você analisa o mercado do RPG nos dias de hoje?

Basta uma análise rápida para perceber que o mercado está andando com força total! Prova disso, é a ascensão de editoras pequenas como Redbox, Secular e Retropunk, além dos lançamentos constantes da Jambô. Em 2011 tivemos vários lançamentos marcantes para o mercado e vários projetos sensacionais já engatilhados para 2012, como The Shotgun Diares (Redbox), para ficar em um só exemplo. Os eventos ganharam em tamanho e credibilidade, além das promoções de encontros nacionais, como o OdDay 2011 que movimentou dezenas de cidades e teve 60 mesas simultâneas rolando em um dia especial. Também existem diversos projetos sendo feitos com consistência e credibilidade, capitaneados por editores de blogs, como Belregard (Reduto do Bucaneiro) e Lajedos e Lagartos (Pensotopia). Vendo como um tudo, acho que o mercado está sim aquecido, mas pode melhorar.

O que você têm a dizer sobre o RPG para veteranos e novatos

Aos veteranos que continuem jogando, se divertindo e, sempre que possível, procurando divulgar o RPG para novos jogadores. Seria muito legal que víssemos mais veteranos em eventos, mas, pelo menos em Fortaleza, os narradores que comparecem nos encontros em sua imensa maioria são novos mestres. Ao que parece a galera mais veterana tem se preocupado mais em aparecer nacionalmente que em circuito local. Mas tranqüilo; muita gente tem colaborado e feito o RPG acontecer por aqui. Para os novatos, procurem conhecer mais os jogos, e, especialmente, se divertir jogando, pois este é o propósito essencial da coisa.

À vontade para divulgar os seus projetos para os leitores do Crossoverpg

Bem amigos, continuem acompanhando o blog do Vila do RPG (www.viladorpg.wordpress.com), o Reduto do Bucaneiro (www.redutodobucaeiro.blogger.com), e fiquem ligados nas páginas do grupo no Facebook (Vila do RPG) e Twitter (@viladorpg). Estamos planejando muitos eventos este ano e lançamentos de material de qualidade. Então, vale a pena acompanhar!

Sérgio, agradeço a sua participação aqui e o apoio ao meu grupo que pretende montar também mais um grupo oficial para dar suporte aos jogos de RPG em Fortaleza.


É isso pessoal , além do mestre veterano , já podem gravar nos favoritos o blog do caras para terem sempre suporte , notícias e humor relacionados ao RPG.

Detalhe: Clicando nas imagens você ganha +4 de observação.

Sucesso decisivo a todos!!!

Um comentário:

  1. Parabens pela iniciativa!
    É bom ver pessoas interessadas em divulgar o hobby. Sou de BH - MG, e também participo de um grupo (em sua maioria formado de professores) que tenta alavancar o RPG por aqui, o 7ªArmada. Em Fevereiro faremos 2 anos de batalhas. Jogamos em um Centro Cultural, que infelizmente passou por mudanças e estamos perdedo nosso espaço! Estamos de mudança para um local no centro da cidade, para facilitar todos o antigos jogadores e aumentar nossa visibilidade aos novos. No meu caso fico mais com a divulgação de wargames (mais precisamente, Warhammer da Games-Workshop), mestro pouco RPG, mas adoro jogá-lo. Desde 1999 jogo RPG e wargames e em 2001 me foi oportuno um convite para ajudar a organizar uma sala de garagem kit no AF em BH, foi quando comecei a divulgar o RPG e o wargame em grandes eventos. Hoje em BH, os eventos de anime estão com um público menos interessado nos RPGs, então não estou mais indo.
    Se tiver por aqui e quizeres, nos conhecer seje bem vindo! Meu email é chrispettinate@gmail.com
    Novamente parabéns pela iniciativa, um abraço.
    LEX.:

    ResponderExcluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...