quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Narrando - O mundo das trevas de André Vianco - O cenário

"-O que eu tenho?
-Teve.Teve .Você sofreu do mal da noite maldita.A noite em que tudo começou a mudar.
-Tudo o que?
-Como pode perceber ,respostas simples não cabem nesta sala .Cada par de olhos que confronto aqui é a mesma situação.
-O que aconteceu doutor?O que mudou?-Insistiu Lucas.
-Tudo,filho.A vida.A terra.Quando você olhou por aquela janela ....tenho certeza que parou lá por uns instantes ,não parou?Não percebeu nada de estranho?
-O céu.O céu estava tão bonito...
-Só isso?
-As ruas...limpas,desertas...
-Sem carros.Você viu algum carro ,filho?
Lucas meneou negativamente a cabeça. "  


Tudo mudou.A idade média é considerada pelos renascentistas ( você não dormia durante as aulas de história ,dormia? ) como a "idade das trevas" , pois consideraram um atraso cultural na história da humanidade .O termo recebe critícas de diversos historiadores ,mas não é assunto específico dessa postagem , se tiver algum historiador lendo e quiser esclarecer nos comentários, a vontade.

Após a noite maldita , um atraso cultural ocorre já que as cidades são substituídas pelos campos e áreas litorâneas.A cidade vira o covil dos vampiros ,lá eles se refugiam durante as horas de sol e lá organizam-se em maior número.Agora ir a cidade é considerado uma loucura,um ato suicida.

Mas se os vampiros ficam  vulneráveis durante o dia ,porque não atacá-los em massa nesse horário?Por que durante o dia existem a ameça dos mulos , humanos que servem os malditos em troca de favores.Geralmente são a escoria da sociedade , pessoas vis que matam e estupram e são banidos das fortalezas.Ficar fora dessas fortificações durante a noite é pedir para morrer , as opções são morrer ou servir e as vezes os desterrados não tem escolha. São algo mais próximos dos carniçais ,com a diferença que não existe um vinculo de sangue ,somente a imposição do medo ,geralmente chamam seus patronos de mestres.

Os aglomerados humanos agora se comunicam através de bravos soldados que se disponibilizam para manter o contato com os outros Fortes .Percorrem toda a estrada com as suas motos ,resquícios de um mundo destruído , sempre em bandos ,levando e trazendo informações ,equipamentos e mantimentos.São voluntários ,mas usufruem de algumas regalias dentro das Fortalezas.

Cada Fortaleza abriga uma comunidade humana de pessoas ativas e pessoas adormecidas .As adormecidas são chamadas de "rios de sangue " , não passam de sangue fácil para os sanguessugas.Sempre existe uma estrutura mais escondida onde são guardados os que ainda não acordaram .Eles são protegidos a todo custo , pois são o que restaram da civilização.

O ar e a agua estão mais limpos , a flora é predominante em qualquer lugar que se olhe , a fauna vive em equilibro .Sem a depredação do homem sobre a natureza ela se desenvolve exuberante e mescla-se ao concreto ,toma estradas.A ideia que é passada pelo autor é que sem a atuação predatória do ser humano , o planeta está mais "saudável " , não existe mais um desequilíbrio ambiental, trazendo aí uma reflexão ecológica.

Não existe mais telefonia ,rede de computadores ,eletricidade.Os noturnos depredam tudo e dificultam ao máximo qualquer possibilidade de resistência.Sobreviver é o que importa e a vida social está voltada para a cultura do medo da noite.Dentro das Fortalezas ainda pode-se contar com a tecnologia que é coletada perigosamente das cidades .Usufruem de combustível para as viagens e eletricidade somente o essencial para manter algumas instalações internas funcionando , nas ruas e fora da Fortaleza,nos arredores,usa-se lamparinas e tochas para vigília contra os ataques do noturnos.

O seriado que está fazendo muito sucesso e que pode ser feito uma analogia é o nosso querido The Walking Death , a diferença é que você deve trocar os zumbis pelos vampiros e os EUA pelo Brasil! Imagem vampiros tão bestiais e perigosos quanto aquelas criaturas do filme "Eu sou a lenda" , a maioria é quase daquele jeito ,mas não são todos .

Qualquer dúvida ou dicas sobre como ambientar este cenário ,basta deixar uma pergunta ou sugestão nos comentários , agradeço a leitura e...

Sucesso decisivo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...