sábado, 10 de novembro de 2012

Inspiração para criar aventuras

Ser o mestre é uma função super divertida, mas hiper trabalhosa! Um dos motivos para este tipo de afirmação é pelo fato de nós, narradores, termos que criar o enrendo que envolverá os jogadores por algumas horas. O processo criativo é bastante desgastante, quando você quer criar algo legal para passar para o seu grupo, apesar de que a prática  torna a tarefa mais fácil, mas muitas vezes, por conta da falta de tempo ou  de inspiração, narrar torna-se um tormento e um bloqueio para a regularidade das sessões. Eu já desmarquei o compromisso diversas vezes com a galera por esse e outros motivos, as vezes não serve qualquer coisa, você quer algo mais, muito maior, mais emocionante! Então, como criar histórias empolgantes para narrar para o seu grupo na próxima aventura?



Se você está sem norte, opte pelas aventuras prontas, mas espera aí, nada de ser fiel ao que está escrito pelo autor do material escolhido! Você deve imprimir o seu estilo a aventura bruta, deve lapidá-la, é o minimo a ser feito, pois textos prontos servem apenas como um direcionamento, afinal de contas, os jogadores nunca seguem o "roteiro", não é mesmo?

Filmes, séries, animes, games e livros de modo geral são por excelente fontes de inspiração, formatos diferentes, mas o principio é o mesmo, contar histórias! Esteja sempre procurando coisas novas, não seja apenas um espectador, analise os fatos, seja crítico e absorva tudo aquilo que lhe chamou mais atenção e faça como no exemplo das aventuras solos, pegue a ideia e adapte para sua história.

Faça anotações das melhores ideias, tenha um caderno especifico para isso, seja organizado! Sempre que precisar, pegue-o e revise tudo o que você anotou, ideias tem vida própria, quando você tem uma, aparecem outras, então aproveitem tudo de legal que lhe vierem a mente. Não deixe que as suas ideias morram, quando tiver uma, anote imediatamente ou registre-a de alguma outra forma para que não esqueça ( encontro constantemente rascunhos em pedaços de papéis perdidos nos bolsos das calças, xD). Depois, é só passar para o seu "caderno de ideias principal". Não tenha medo de inovar, as ideias mais "loucas" as vezes são as mais geniais! xD

Escolha um lugar tranquilo para escrever a sua aventura, não tenha pressa, deixe os seus pensamentos fluir, use as anotações que você fez para te ajudar a introduzir elementos interessantes para a sua história. Leia o tópico abaixo, "preparando a aventura" para pegar uma dica de organização de texto para usar em uma sessão de RPG.

Observe o mundo a sua volta, ele pode ser tão inspirador quanto um filme. Leia as noticias do dia a dia, na sua cidade e no mundo, com as devidas adaptações, você terá muito conteúdo para projetar em suas sessões. Um exemplo bem básico seria eu pegar o caso do conflito entre índios e os interesses locais. Veja essa matéria: http://ads.tt/6C5_OQ

Fantasia medieval? Certo, crie um conflito em um reino, onde os interesses dos Druidas entram em conflito com o desejo expansionista de um nobre influente na politica local. Se ele contar com um grupo de mercenários para resolver o impasse? O que fará o poder central ( teoricamente neutro) para resolver a questão?

Mundo das trevas? Certo, entre os indígenas existem muitos parentes de  Uktena? Wendigos? O que farão os andarilhos do asfalto da área e/ou proximidades? O conflito entre os seres humanos é apenas um pano de fundo para a guerra milenar entre os Garou e a Wyrm?

Observe e adapte, assim, não faltaram boas historias a serem contadas pelos seu grupo...




Complementos:

Guia do Mestre - Preparando uma aventura


Sucesso decisivo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...