quinta-feira, 14 de junho de 2012

Guia do Mestre - Preparando uma aventura



Ocupar a posição de Mestre é muito divertida, mas trabalhosa, também.Alguns detestam, outros adoram e ainda tem aqueles que são totalmente indiferentes, mas por comodismo, preferem não narrar.É muito comum, ter apenas um narrador por região, nunca vi um grupo formado, apenas por Mestres e são poucos os jogadores que se dispõem a ficar, atrás do escudo.

Faz algum tempo que venho recebendo pedidos de alguns seguidores, sobre dicas de como começar a narrar.No meu caso, eu comecei a narrar, na marra.Conheci o RPG em um dia e no outro já estava de posse de algumas xerox mal tiradas, reuni um grupo de amigos que  sabiam de nada, narrei e eles adoraram!Foi algo, totalmente intuitivo, apenas na base da empolgação e improvisação, pois, nem as regras, nós sabíamos e apenas com o tempo, fomos nos atualizando.Desde então, observei o modus operandi de outros narradores, narrei muito (e quando digo muito, foi muito mesmo, tipo...uma média de 5 dias por semana, durante mais ou menos os 3 primeiros anos) e pesquisei bastante sobre o assunto.Sempre narrei, joguei pouco por falta de opção, mas as poucas vezes que joguei, foram muito gratificantes. Estar no papel de jogador, também ajuda bastante a ampliar as suas perspectivas e saber como é estar do outro lado da mesa.


Sempre gostava de trocar idéias com outros narradores que eu encontrava pelo meio do caminho, apesar de não ter encontrado muitos, sempre foram conversas muito construtivas.Simplesmente íamos "trocando figurinhas", cada um expressava as suas opiniões sobre certos aspectos e relatava casos ocorridos em suas respectivas campanhas.

Aqui, no crossoverpg, você já encontra algumas dicas, direcionadas para narradores, basta procurar no GUIA  DO MESTRE, no tópico de assuntos, no final da página.Esse post, direcionado para Mestres iniciantes, também serve para os veteranos, afinal de contas, uma troca de experiência que agregue algum valor, deve ser sempre aproveitada.O assunto é extenso e tentarei passá-lo da melhor forma possível e para começarmos, irei abordar a questão da preparação inicial.

Antes de você pensar em narrar, seja o que for, leia por completo, o cenário de campanha adotado e domine o sistema de regras escolhido.Isso é fundamental,pois lhe trará segurança, naturalidade e desinibição, na hora de contar uma história.Leia pelo menos, o livro básico e comece com um enredo simples, ambientando os jogadores aos poucos.A medida que você for manipulando cada vez mais informações, ao longo do jogo, você vai aprendendo no processo, naturalmente.Leia na íntegra, mas não se preocupe, caso você não saiba de cor e salteado, tudo  que está escrito ali!Ter o contato com os textos é bom para pelo menos criar uma familiaridade com aquelas informações,facilitando a busca,  mas não espere decorar tudo para enfim, começar a narrar, ou muito provavelmente, você nunca o fará.

De posse  das informações necessárias, será preciso fazer anotações.Sabendo que criar um roteiro, na esmagadora maioria das vezes é uma perda de tempo, pois os jogadores vão mudar o curso da história com as suas ações e aquele seu mapa, altamente detalhado, pode não ser usado e todo o seu trabalho acaba indo por água abaixo, surge a seguinte pergunta: Então, devo ir só no improviso? Não!  Faça anotações gerais,  tenha duas folhas separadas, uma para guardar os tópicos estáticos e outra para os dinâmicos, como costumo chamar:

Tópico estático: Toda e qualquer informação que você precisará utilizar a médio e longo prazo ou de forma indefinida. Exemplos: O nome dos NPC, inicialmente, os mais importantes, mas ao longo da aventura, você vai anotando os coadjuvantes, nome de vilarejos, o que aconteceu nas últimas sessões...

Apesar do nome "estático", algumas dessas informações poderão ser alteradas com o tempo, mas no geral, elas resistem a mudança, diferente do dinâmico.Por conta disso, elas poderão ser usadas, várias vezes, durante a campanha.



Tópico dinâmico: São os tópicos da próxima sessão, geralmente são descartáveis, sendo usados, apenas uma vez.Um encontro aleatório, uma armadilha que deve ser encontrada e desarmada, um item mágico escondido em um compartimento secreto, na masmorra..... Comparo com  uma magia instantânea, depois que ela foi usada, não servirá mais. No máximo, estas informações são usadas mais umas duas ou três vezes, mas nunca, além disso.
É aqui, onde você anotará um pequeno resumo da aventura, uma introdução dos jogadores ao seu mundo de campanha.Este tópico deve ser o primeiro da sua lista, pois é por ele que você vai iniciar a narrativa.

Porque separar?Organização é a palavra chave, pois na hora de consultar aquele amontoado de informações, você poderá muito facilmente se enrolar e perder o controle sobre o contexto geral. No começo eu criava, páginas e mais páginas de história que iam para o lixo, não só pelo fato da aleatoriedade nas ações dos jogadores, mas também pela demora nas consultas, o que acabava deixando o jogo lento e no final das contas, eu acabava improvisando mesmo.Com isso, eu perdia muitos ganchos bacanas que só acabava resgatando em histórias posteriores, ou simplesmente eram esquecidos no limbo.

Eu gosto de organizar tudo isso na forma de tópicos, sem me preocupar com uma ordem dos acontecimentos. Imagine, essa lista, como se fosse um baú, onde você guarda todas as suas ideias e perspectivas para aquela crônica. Dependendo do direcionamento dado pelos jogadores, você o abre e retira dele as informações mais pertinentes para a situação.Seria muito parecido, também, com um quebra cabeças, onde você vai encaixando as peças com o passar do tempo.Fazendo certo, é muito gratificante visualizar o panorama geral de tudo o que foi apresentado até ali.

Porque estático e dinâmico? Para reforçar a organização, pois o ideal é você manter consigo apenas as informações essenciais e arquivar, ou jogar no lixo mesmo, aquilo que já não tem serventia prática e fica só entulhando. Uma vez, no meio de uma campanha, eu tinha tanto papel acumulado e entocado que acabei perdendo a história da sessão seguinte ( e demorava minutos intermináveis para encontrar registros importantes) e de quebra, as fichas dos jogadores!

Estas são algumas dicas preliminares. Fiquem a vontade para comentar e pedir algum aspecto em específico que você gostaria que fosse abordado, em relação a este assunto.


Sucesso decisivo a todos!




7 comentários:

  1. gostei do post, eu tento ser um mestre de RPG e pow comecei sem saber de nada, so joguei duas vezes RPG e gostei, dai fui baixando livros e mais livros e li oq tinha duvida, fiz minhas aventuras e putz os caras mudaram tudo dai fui no improviso e ficou mais engrasado, agora com essas dicas ai vou tentar melhorar mais o curso da aventura vlw ai crossover.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jamerson, obrigado pelo comentário e fico feliz que você tenha gostado. Já vi muitos Mestres simplesmente pararem de narrar porque se estressavam com isso...criavam toda a história e como o grupo mudava o "curso natural" da trama, durante o jogo, desistiam de tudo! Em outro ponto, os que não anotavam nada, esqueciam nomes de NPCs importantes, o que os jogadores tinham feito no passado, era mudado, a história ficava esquisita...e na maioria das vezes era feito um logout, para começar tudo de novo!

      Então descobri que como tudo na vida, deve-se adotar um meio termo e saber como fazer isso...em um próximo post, irei colocar um exemplo de como essa organização pode acontecer, na prática!

      Continue sempre firme....e muitos sucessos decisivos na sua campanha!

      Excluir
  2. queria pedir uma dica:
    principais características para descrever um cenário, o essencial.


    se puder ajudar obg!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anotado! Organizarei os detalhes mais importantes de como faço e postarei assim que estiver pronto. =D

      Excluir
  3. Gostei muito. Faz tempo que quero mestrar minha própria campanha e tenho enfrentado muitas dificuldades e bloqueios, principalmente com a parte da organização e inspiração. Estou tomando nota de várias dicas e conceitos daqui! Por acaso já saiu o texto com as principais características para descrever o cenário?

    ResponderExcluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...