quinta-feira, 3 de maio de 2012

Narrando- O bom mestre deve ser imparcial

Essa é uma qualidade fundamental para todos que quiserem ser mestre, sem exceção,jogar com um narrador passional é algo muito frustrante.O mestre tem o controle absoluto sobre todos os acontecimentos da história, ele pode decidir quem vive ou quem morre em uma crônica , simplesmente dizendo: "Então, vocês estão caminhando na estrada, quando olham para cima e percebem que uma luz vermelha aumenta de tamanho gradativamente, revelando-se em uma colossal bola de fogo que surge dos céus e acerta-os em cheio, em seguida, ocorre uma imensa explosão e os personagens de vocês são incinerados".Qual a graça disso?Bem, conheço e já joguei com alguns narradores que adoravam( e ainda adoram), ver por puro sadismo, o desespero dos seus PC, diante de uma situação que eles não tem a menor chance de vencer.


Quando o mestre está contra os seus jogadores, o principio do jogo é quebrado e fica parecendo uma sessão de jogos mortais, onde uma tarefa é mais suicida que a outra e discordar de qualquer sentença proferido pelo "todo poderoso" é motivo de "mortes merecidas".

O mestre pode até ser  generoso em seu estado normal, mas por algum motivo, naquele dia ele está estressado, com raiva da vida ou de algum dos jogadores(pior situação), ou simplesmente queria fazer outra coisa, mas por insistência do grupo, e por ser  um cara legal, cedeu aos pedidos apelativos de todos.Nunca é bom narrar se você realmente não estiver afim, a história não vai fluir como deveria e suas decisões podem prejudicar a aventura.

Se você acha que a sua imparcialidade foi afetada, abstenha-se.Se você não está conseguindo separar o seu lado pessoal da sua atual função dentro do grupo , então pare de narrar!Volte quando estiver apto para a função novamente.  A questão é de bom senso, já vi muitos grupos se desfazerem por conta de narrador sem noção, o primordial que é a diversão, acaba se transformando em brigas e mal entendidos, todos saem perdendo....ninguém ganha.

Sucesso decisivo a todos!


11 comentários:

  1. impossivel se abstrair de todo o sentimento e ser totalmente imparcial, mas é dever do mestre ser impassial o máximo possivel.

    ResponderExcluir
  2. Aqui nosso mestre sempre escolhe um preferido que carinhosamente apelidamos de "nhega" quase sempre é o mesmo jogador, logo toda a história vai rolar toda baseada nele, ele vai ficar com os melhores itens sempre e serão sempre extrema mentes superiores que os dos outros e muitas vezes vai ser o único que ira sobreviver.
    Eu gostaria muito de jogar com um mestre imparcial.

    ResponderExcluir
  3. É exatamente desse tipo de imparcialidade, Guilherme, que o Will citou, que abordo no texto.Claro que não temos como ser totalmente imparciais, a subjetividade não pode ser completamente eliminada, mas devemos priorizar pela "justiça" para nós significa um tratamento igual a todos .

    ResponderExcluir
  4. A falta de imparcialidade do mestre afasta alguns jogadores, fato que aconteceu comigo já passei muito tempo sem jogar devido isso.

    ResponderExcluir
  5. Já aconteceu isso comigo Will e já vi acontecer com outros, várias vezes!Em uma dessas vezes o mestre quis matar o vampiro do jogador de todo jeito, só pq não ia muito com a cara do rapaz.Era Storyteller e ele aumentou a dificuldade em +2 em tudo do cara em tudo...porque?...porque ele queria!....uma das coisas mais absurdas que já vi o.O

    ResponderExcluir
  6. O cacete. O mestre NUNCA deve ser imparcial. Ele é o mestre, é parte da sua obrigação avaliar as situações e agir de acordo. Sendo imparcial aquela flecha de sorte do capanga 2c vai matar seu ladrão em um ÚNICO tiro e a graça pro seu jogador vai junto.

    O bom mestre não pode ser imparcial, ele deve ser parcial para seus jogadores, eles são os heróis da trama. E mesmo que não fossem ainda são seus amigos. Você não deve ser imparcial, deve sempre buscar a diversão do grupo. Se as regras dizem que é impossivel nadar um lago de lama de armadura, mas seu guerreiro quer fazer uma cena fda dele aparecendo no meio do dito lago pegando um inimigo desprotegido (O filme do Predador tem uma cena dessas que é genial), então por que você não pode dizer sim? Por que deve abstrair as emoções se no fundo você deve se divertir tambem?

    Como narrador eu sou estritamente parcial, e só por isso meus jogadores sempre voltam a jogar comigo.

    ResponderExcluir
  7. SERIAL101 ACHO QUE VOCÊ ESTÁ CONFUNDIDO IMPARCIALIDADE COM BOM SENSO.

    ResponderExcluir
  8. Preciso somar ao texto que pior do que um narrador que não sabe separar on de off é um narrador que privilegia jogadores por causa de qualquer tipo de envolvimento (como estar afim do player por exemplo) e deixa explícito pra todo o resto da mesa que está fazendo de tudo para que ele ganhe. Descobri que isso acontece recentemente aliás, tendo em vista que minha primeira mesa uns seis anos atrás era narrada pelo namorado da minha irmã e ainda assim a cada merda que ela fazia, recebia punição igual ou pior do que a nossa, mas tem mesmo gente no sense que não sabe diferenciar ser um mestre de ser um contador de estórias.

    ResponderExcluir
  9. Já tive problemas similares com alguns narradores no passado.Obrigado pela participação Saah T =D

    ResponderExcluir
  10. Serial 101... sério véi... que graça tem RPG então se seu personagem é invulnerável e consegue fazer tudo que ele quer só porque o mestre é seu amiguinho e nunca vai te dizer não? PQP, é cada coisa que a gente vê.

    ResponderExcluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...