terça-feira, 3 de abril de 2012

Narrando - Algumas considerações sobre o contos nórdicos

Após terminar de ler este livro, mantenho a primeira impressão que tive dele , é simplesmente fantástico!Depois de ler as suas 187 páginas divididas em 14 contos muito bem narrados, criei um grande fascínio pela mitologia nórdica que até então eu conhecia muito superficialmente .


Deles , o que mais me agradou foi o texto do Cristiano Chaves ,intitulado "Calha de sangue".Eu gostei mais desse conto por trazer elementos tradicionais do D&D de forma original , mostrando que o estilo matar,pilhar e destruir pode ser abordado de várias formas ..Este conto mostra uma aventura de exploração a uma Dungeon, em busca de um tesouro perdido, com um final surpreendente Nesse e nos outros , vislumbramos um universo de fantasia com raças diferentes dos homens como os anões e os Kobolts(  nome familiar?).

Refletindo sobre  os mitos expostos no livro, percebo que o nosso amado e querido Tolkien bebeu muito dessa fonte, colocando muitas referências nórdicas em sua obra , como a preocupação em morrer segurando uma espada ,ser cremado em um barco ou morrer pelejando.O guerreiro que morresse lutando ,teria seu lugar reservado no reino de Odin (céu), quando não iria para o Hel (inferno).

Os textos são muito agradáveis , quando você percebe ,já leu tudo .Principalmente para um rpgista , essa leitura é inspiradora , eu tive que parar a leitura várias vezes para fazer anotações de ideias para os novos cenários que eu quero criar e para as próximas sessões,ganhei muitas referências interessantes .

Para quem joga Lobisomem o apocalipse, vai se amarrar nas referências ao lobo Ferir , já que uma das tribos dos Garou , ganha esse nome, e não é por acaso.

Um grupo de guerreiros denominados de Berserk ,são muito parecidos com bárbaros frenéticos com a sua fúria incontrolável .

Para os fãs da fantasia medieval clássica que estão cansados do mesmo modelo de jogo , eu aconselho esta ambientação que traz velhos elementos de uma forma original  e empolgante.

Fotos de : Marcelo Marinho .









4 comentários:

  1. Na verdade, Tolkien utilizou referências excessivas à mitologia nórdica, beirando a copia descarada, fazendo assim alguns dos principais eventos dos seus livros terem equivalencias a lendas nórdicas, como o um anel que referente ao anel do ouro do reno (ou o anel dos nibelungos), assim como a "espada que se quebra e é restaurada" equivalente à poderosa espada de Sigmund que foi destruida por Odin em pessoa e tempos depois foi reforjada por seu lendário filho, Sigurd (ou Siegfried, entre muitas variações de nomes), e esses são só dois exemplos.
    A mitologia nordica é excelente e inspiradora. Eu pessoalmente ainda não li este livro que menciona, deve ser interessante.
    Sobre o tema eu gosto bastante de "As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica" de A.S. Franchini e Carmen Seganfredo; e também do Vikings da editora Daemon, que traz excelentes textos originais que se ambientam muito bem dentro do tema.

    Abraços, Tom.
    http://amalgamasrpg.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas ...valeu pela sua participação e volte sempre =D

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos elogios e aguarde, o volume dois já está em produção!

    ResponderExcluir
  4. O livro realmente é muito bom e merece ser lido por qualquer um, rpgista ou não. Para quem não conhece ainda e curte um D&D emocionante e que inspire a gloria da batalha do início ao fim não pode deixar de conhecer "Vikings: Guerreiros do Norte", RPG ambientado em Midgard, os reinos nórdicos que conta com um suplemento ambientado nos reinos subterrâneos da terra média, "Reinos de Pedra" um um pacote de Dungeons Tiles que quebra o maior galho. Vcs não podem perder! Mais informações em http://conclaveweb.com.br/vikings/

    ResponderExcluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...