domingo, 1 de abril de 2012

Narrando - RPG & educação

O RPG é um jogo especial que além de entreter, ajuda na formação cultural de seus praticantes. Na década de 90 os rpgistas sofreram muito com o preconceito da mídia e de grupos religiosos, sendo taxados de vândalos, assassinos e praticantes de magia negra. Até certo ponto, essa reação é previsível, já que nesse período o hobby ainda era pouco conhecido e tudo que é estranho assusta as pessoas. Uma mídia sensacionalista aliada a ignorância, contribuiu para que o role play game fosse taxado como  um jogo de gente estranha, criança e/ou satanista. Muitos amigos jogavam escondidos dos pais, namoradas ou esposas para evitar confusão, jogar, para alguns era de fato uma
verdadeira aventura, vivíamos praticamente uma inquisição lúdica. Não foram poucos os que perderam uma verdadeira fortuna em livros e dados, quando os mesmos, eram descobertos detrás do guarda roupa ou embaixo do colchão, tudo jogado no lixo, isso quando não era queimado. Eu tive sorte por não passar por isso com a minha família, recebi alguns conselhos e tive que prestar algumas explicações aos mais alarmados, mas entenderam numa boa .

Os tempos estão mudando e as pessoas tem mais acesso a informação do que tinham anteriormente, o processo natural da globalização ajudou e ainda ajuda bastante na hora de nos defendermos melhor dos difamadores de plantão. Recentemente saiu um curso de especialização voltado para área, chamado de " RPG NA EDUCAÇÃO: POR QUE APLICÁ-LO? " , um curso a distância com o apoio de grandes instituições como o SESI e o SENAI (confira diretamente na página de cadastro.), é um curso de ensino a distância, dando uma capacitação profissional a professores que queiram aplicar o jogo na sala de aula , uma ótima notícia para os educadores mais conscientes.

Recentemente, o novo ministro norueguês  Heikki Holmås , falou sobre os benefícios do RPG , defendendo o hobby como uma ferramenta de interação social, capaz de diminuir as diferenças sócio-culturais. Como um jogador veterano, ele fala com propriedade no site Imagonem.org sobre a sua experiência com o jogo e  os benefícios que ele pode proporcionar. Ele também explica que o hobby pode ser muito útil até em questões de conflitos políticos e arrisca dizer que o role play game pode mudar o mundo: "Esse é o tipo de aspecto um pouco assustador dos jogos de interpretação que tem de ser considerados. Ao mesmo tempo, é o que torna possível para os RPGs mudarem o mundo. LARP pode mudar o mundo, porque permite que as pessoas entendam que os seres humanos sob pressão podem agir de maneira diferente do que na vida normal, quando você está seguro.". Uma tradução dessa entrevista você pode conferir AQUI com o pessoal do Vila, aonde foi muito bem traduzido, um ótimo trabalho que vale a pena ser compartilhado.

Apesar da publicidade negativa que regularmente aparece aqui e acolá, temos exemplos como este de pessoas esclarecidas que falam com propriedade sobre o nosso hobby e nós, mestres e jogadores, também podemos fazer a nossa parte. Leiam, conversem e compartilhem ideias. Esclareçam os leigos e não deixem atitudes preconceituosas passar em branco. Vamos fazer com que o RPG ganhe a importância que merece perante a sociedade.






Sucesso decisivo ao RPG na educação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...