quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Narrando - Dicas de como escolher o nome do seu personagem

"-Você terminou a ficha?"-pergunta o narrador.
"-Quase, falta só o nome."

Criar um nome para o personagem é para muitos jogadores  uma verdadeira aventura .A ficha está preenchida , mas falta aquele "pequeno detalhe" que muitas vezes é o que causa mais problemas.Para ajudar mestres e jogadores a perder menos tempo com essa parte , eu listei algumas dicas que poderão ajudar. .


1° Coadjuvantes : Filmes,livros séries.... nunca escolha os nomes dos personagens principais, prefira aqueles menos conhecidos,os de menor importância .Um capanga furreca que ninguém lembra o nome, daquele filme da seção da tarde  pode se tornar um valoroso herói nas suas mãos  ,porém usar o de protagonistas é pouco recompensador, não importa o que você faça , ficará sempre a sombra do prestígio causado pelo nome de um Gandalf ,pois nomes como esse já trazem uma impressão muito forte ,principalmente entre os nerds .Confira os créditos que passam no final dos filmes, ali você terá uma grande variedade para escolher.

2° Evite nomes estrambólicos : "Kuseskikatrajin" .Faça o teste, se o membro do seu grupo não consegue ler o que está escrito e/ou não consegue pronunciar direito , escolha outro , ou você acabará a campanha inteira sendo chamado pela / raça/clã / tribo / tradição ....que escolheu  e o nome ficará no limbo pelo resto da eternidade.Analise a sonoridade , é um outro fator importante  , se for agradável de pronunciar, o grupo não esquecerá.O especto da sonoridade pode ser decisiva para criar uma marca única , quem conhece o cenário de Tormenta , sabe que o nome do deus da traição é falando como se fosse uma cobra sibilando .."Sssssaazzzzz" .Experimente alguns sons , através do som você pode passar traços da sua personalidade para o jogo .

3° Nomes ao contrário. "Onurb ".Esse foi um dos nomes escolhidos pelo meu irmão em uma campanha de Tormenta .Leia de trás para frente e você saberá qual é o nome dele!Sim ,ele pegou o próprio nome e inverteu  criando algo novo, até que ficou bacana .Saia invertendo os nomes que você conhece e veja no que vai dar, pode até ser de grandes personagens da mitologia nerd , se estiver ao contrário e com as adaptações fonológicas certas, em 2 minutos você tem um nome bacana para começar a jogar, será mais rápido que fazer um macarrão instantâneo !

4° Tonicidade : Mudar a tonicidade  pode ajudar .Em outras línguas ,como a inglesa , essa mudança faz toda a diferença , já no nosso idioma ,não temos uma distinção cultural muito específica quanto a isso  ."Rônald" , em vez de Ronaldo , "Legolás" em vez de Legolas e assim por diante. A diferença é sútil , mas pode ser útil , principalmente se usar dessa técnica em conjunto com as outras.

5° Se for fazer um elfo :  Uma raça dedicada à arte da magia,seus nomes são geralmente compostos por letras que dão um sentido quase musical à palavra, como t, l, a, s, h, n, e, i.Lórien ou Galadriel como exemplo.

6° Se for fazer um anão : Uma raça rústica de temperamento forte , sisuda e guerreira. As principais letras usadas são as mais fortes, com som ressonante incluindo as letras d, h, e, o, m, n, g. Seus sobrenomes refletem sua paixão pela batalha e oficio .Thogar ou Gimli .

7° Se for fazer Goblinóides : Essa é mais voltada para o narrador ,mas para os que gostam de jogar com personagens diferentes e optarem por um orc ou bugbear .Os nomes dessas criaturas bestiais usam letras com sons ríspidos, formando quase um rosnado como g, h, r, k. Gurlak ,por exemplo.

8° Sobrenomes e apelidos: Em vez de ficar restrito a nomes simples , você pode estilizar o personagem com   uma alcunha, um apelido pelo o qual o seu personagem é conhecido entre os amigos ,porém seu nome verdadeiro fica restrito a momentos especiais , como em apresentação ao rei , a desconhecidos .....Exemplo: Dinna ,em vez de Osmandina.

9° Usando onomatopeias : São palavras que representam sons , como "pow" para uma pancada ou "atchim", para um espirro , Quando o autor e desenhista Marcelo Cassaro nomeou o seu personagem bárbaro de Katabrok , foi com a intenção de parecer uma porrada  ou algo que caiu.Uma pesquisa rápida no Google poderá te fornecer uma dúzia de onomatopeias  interessantes .

10° Fusão de palavras : Crisolda , junção de Cris com Isolda.Quantos casos de pais que juntaram os nomes para registrar o filho no cartório?Você poderá fazer também, juntando radicais de diferentes línguas , juntando os significados de cada um , forma-se um novo nome com um significado próprio, na gramatica este processo se chama hibridismo .Exemplo : sócio (latim) + logia (grego) = sociologia .Você pode fazer o mesmo com os nomes próprios , basta procurar os significados, ou junta sem a intenção de passar uma mensagem , fica a seu critério.


E se tudo mais falhar , você pode usar o  20000-Names.com que é um gerador de nomes em diversas línguas , onde já vem separado por categorias e você ainda pode usar o busca para fazer uma pesquisa mais detalhada, experimente,ele é bastante útil .

Pode não resolver o problema completamente ,mas acredito que já é um bom começo .E você?Como cria o nome dos seus personagens?

Sucesso decisivo a todos!

7 comentários:

  1. Muito bom tópico! Adorei!
    Eu ainda lembro do meu jogador de GURPS que colocou um nome estranho e foi chamado de orc pelo resto da campanha.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Elder.Esse problema é constante entre os jogadores , espero que ajude nas suas próximas sessões ....

    Vinda longa e prospera !

    ResponderExcluir
  3. Alguns nomes interessantes e que coincidentemente bateram com este artigo:
    Ulfgar Tanker - Anão guerreiro
    Firandir Mistarak - Meio Elfo bardo
    Pouca Sombra - Halfling Ladino
    Ludovico - Gnomo ladino/Ilusionista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário Guilherme...mais opções para os leitores do blog.

      Agradeço a participação e sucesso decisivo nas suas campanhas!

      Excluir
  4. Acho que já me utilizei de todas as dicas citadas, tanto por ter feito diversos personagens pra jogar quanto para criar N'PCs que fossem memoráveis. Inevitavelmente muitos acabaram sendo chamados por apelidos. Eis alguns nomes que eu e meus amigos já usamos.

    * Aumagord Debelzack : Anagrama de "uma droga" e o sobrenome eu tirei de um filme.

    * Uzil : Anagrama do nome do indivíduo, Luiz.

    * Siegefried Grinlladocker : Primeiro nome tirado do Soul Calibur e o sobrenome é um anagrama de "dragon killer".

    * Melog: Golem de trás pra frente.

    Enfim, também sempre tivemos as opções das sugestões que estão presentes nos livros do D&D. Pequenas alterações podem tornar qualquer um desses nomes únicos e ainda assim pertencentes a aquele grupo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. BOAS DICAS EVERTON.REALMENTE, PEQUENAS ALTERAÇÕES DE FORMA CRIATIVA AJUDAM NA CRIAÇÃO DE NOMES ORIGINAIS

    MUITOS SUCESSOS DECISIVOS A VOCÊ!

    ResponderExcluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...