terça-feira, 29 de novembro de 2011

Narrando - Esperando a sua vez de jogar

Um erro comum que muitos mestres cometem é o de não equilibrar a participação dos jogadores dentro da sessão de jogo, sei o que é isso como mestre e como jogador.Como mestre você está administrando as regras , a história,o cenário e a interpretação dos Npcs, muita coisa para fazer e as vezes esquecemos de medir o tempo para cada um,principalmente quando um personagem está se desenvolvendo e te inspirando mais do que os outros .Como jogador você fica ali ,esperando a sua vez e entediado quando o mestre passa 1 hora narrando para um jogador ou para uma parte do grupo que foi dividida por algum motivo.

Tentei com um antigo grupo equilibrar as coisas com um relógio , cada um tinha 10 minutos de Role play .No começo funcionou bem ,mas com o tempo começou a me estressar mais que o normal porque cortava meu raciocínio quando acabava o tempo ,tinha que narrar mais depressa por pressão dos jogadores que não queriam desperdiçar a sua vez e as vezes surgia umas discussões sobre um jogador querendo agir e "tomar" a vez do outro quando estavam cooperando.Um verdadeiro desastre.

Tempos depois comprei uma adaptação chamada Street Fighter Storyteller .Nela encontrei alguns conceitos básicos de cronologia que ainda não tinha visto e adaptei para esta situação .A medida de tempo virou a cena que dura até o personagem mudar de situação .O tempo aí é mais abstrato ,porém você mantém um certo controle da participação de cada um.Se o personagem vampiro do fulano chega em um beco escuro e ataca uma vítima ,drenando-lhe ,a cena começa quando ele chega para atacar e termina quando ele sai para falar com o príncipe no bairro nobre da cidade.Se o grupo não está atuando junto no momento , narre em paralelo , cortando as cenas e pulando de um jogador ao outro sem que ninguém fique enfadado de esperar .Compare as cenas de um filme , quando você muda de um pc para o outro

O combate e mais simples de administrar, a cada 3 ,5 ou 7 turnos você muda o foco para outro Pc , a escolha é subjetiva,mas de preferência,não passe dos 7 turnos , o ideal são 5, pense  como se fosse uma pausa dramática.

Uma simples medida como essa evitará a perca de interesse por parte dos jogadores e evitará conversas paralelas  ou aviões de papel   entre os ociosos.Qual o narrador que nunca escutou a frase " É a minha vez ?", sendo dita a cada 5 minutos!

No começo é meio complicado ficar mudando de um personagem para o outro , mas é só questão de costume ,tenho certeza que a sessão ficando mais dinâmica ,todos se divertirão.O ideal é deixar o companheiro pensando o que vai fazer na próxima rodada enquanto aguarda que a roda gire entre os integrantes do grupo , nada como desvendar aquele enigma safado que  impede o jogador de chegar onde ele quer , seria interessante que os narradores que estão lendo o post dessem algumas sugestões.

Sucesso decisivo a todos !!!

5 comentários:

  1. Um bom jeito de o narrador treinar a mudança de turnos e o passar do tempo é criar uma situação na qual o resultado de um encontro interfira no desenrolar do outro.
    Se o grupo se dividiu numa masmorra é interessante fazer um combate simultâneo em salas próximas, onde até se possa ouvir que algo acontece ao lado mas não há como partir sem uma saída inteligente ou um desfecho do combate.
    A contagem das rodadas fica até mais interessante quando se determina um evento certo, como um desabamento ou enchente, em uma rodada prefixada.

    ResponderExcluir
  2. Bacana , obrigado por compartilhar essa dica aqui na page.

    Sucesso decisivo para você!

    ResponderExcluir
  3. Excelente dica, realmente é muito complicado manter uma mesma linha de raciocínio quando você precisa mudar de uma cena para outra diversas vezes.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica ainda mais complicado quando se trata de grupos muito grandes, por isso o ideal são 4 jogadores, no máximo da lotação, 6...mais do que isso o mestre perde o controle, por mais que ele diga que não..

      Valeu pelo comentário D.M!

      Sucessos decisivos

      Excluir
  4. 4 jogadores é o canal, nosso grupo tinha 4 fixos e alguns q alternavam, até o mestre virava jogador, mas com grupo grande, demanda muito tempo. Pra evitar muita perda de tempo, geralmente estavamos sempre juntos, mas a alternancia como cenas de filme, realmente é a melhor opção. Combates podem durar horas, dependendo do tamanho do grupo, ou mesmo dificuldade ou quantidade de inimigos, por isso, melhor coisa mesmo é estar juntos.

    ResponderExcluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...