Segue mais um trechinho da tradução do Conan D20 (só pra dar um gostinho). Gente, infelizmente (ou não), não estamos mais aceitando tradutores! O projeto está prestes a chegar ao fim.
(...)
Raças (Os Povos da Era Hiboriana)
Página 35:
ZAMORANOS
A maioria dos zamoranos possui cabelos negros com uma compleição do rosto obscura. Eles são descendentes dos Zhemri, uma misteriosa raça que diz-se ser um dos primeiros povos humanos. Os zamoranos são reconhecidos como uma raça antiga e maligna. Eles fazem os melhores ladrões no mundo e são conhecidos por manterem-se leais a seus empregadores quando roubando por encomenda. Isto não é o mesmo que um verdadeiro Código de Honra (veja página 77), e sim uma medida tomada para garantir trabalhos posteriores.
Cultura: De acordo com Yag-kosha na Torre do Elefante, os zamoranos são sobreviventes de uma antiga civilização pré-cataclísmica (provavelmente os Zarfhaana) e foram uma das primeiras civilizações a desenvolverem-se depois do Grande Cataclisma. A civilização de 3.000 anos dos zamoranos há muito tem caído em decadência e os zamoranos ganharam uma reputação como criminosos. Cidades como a ‘Cidade dos Ladrões’ e ‘Shadizar a Perversa’ apenas servem para aumentar sua notoriedade. Na teoria, Zamora é um estado despótico, apesar do fato de que poderosos sacerdotes e outros cortesãos manipulam e controlam o rei.
Nomes: Zamora é outro caldeirão de culturas da humanidade, estando na rota de todo o comércio baseado em terra. Nomes de todo o mundo provavelmente são apropriados. Dos dois exemplos que temos, um parece espanhol, o outro ucraniano; nomes ucranianos são provavelmente mais adequados, devido à localização geográfica de Zamora. Exemplos: (masculino): Shevatas, Yara. Sugestões: (masculino) Bohdan, Buryan, Danyo, Petruso, Vanko, Yare; (feminino) Anichka, Ionna, Luba, Olena, Orynko, Oxana.
Religião: Zamora possui um amplo e variado panteão de muitas deidades, que se interrelacionam de uma complexa maneira, um tanto impenetrável para intrusos. Há o famoso Culto à Aranha, centrado na cidade de Yezud, onde dançarinas saltitam perante uma aranha feita em pedra negra que é o seu deus. Os hiborianos reconhecem esse deus como abominável e seus templos são proibidos fora de Zamora. Em adição, Bel, o Deus dos Ladrões, não é de se surpreender que seja popular, sendo um dos poucos deuses não-zamoranos no qual o culto é permitido em Zamora.
Características Raciais: Os zamoranos possuem as seguintes características raciais:
* +2 na Destreza, -2 na Força: Zamoranos são magros e flexíveis, mas falta a eles o poder muscular de raças maiores.
* +2 de bônus racial para todos os testes de Abrir Fechaduras, Operar Mecanismos e Prestidigitação e +1 de bônus racial para todos os testes de Ofício: Zamoranos possuem os mais rápidos e ligeiros dedos de todas as terras civilizadas.
* +2 de bônus de circunstância para todos os testes de Obter Informação relacionados a roubos, assassinatos e locais ou poderes de objetos lendários ou mágicos: Zamoranos parecem saber onde encontrar os mais mortíferos venenos e os mais antigos artefatos, assim como os mais ricos tesouros.
* +1 de bônus de circunstância para todos os testes de Escalada, Esconder-se, Furtividade, Observar e Ouvir em condições urbanas e subterrâneas: Apesar de não serem grandes mateiros, zamoranos são adeptos em operarem furtiva e eficientemente nas cidades, tumbas e locais similares e seus sentidos estão constantemente em alerta sob tais condições.
Perícias de Histórico: Conhecimento (local), Conhecimento (rumores), Abrir Fechaduras, Operar Mecanismos e Prestidigitação.
Classe Favorecida: Ladrão ou Sedutora.
Classes Proibidas: Bárbaro, Pirata.
Idiomas Automáticos: Zamorano.
Idiomas Bônus: Hirkaniano, brituniano, coríntio, kothiano, shemita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário