O mestre é um autor/ roteirista, pois cria histórias no papel, aguardando o momento do jogo para contá-las ao grupo. Aqui temos o processo de criação e organização das ideias.
O mestre é um narrador, pois ele narra, conta uma história que foi planejada e tenta se articular da melhor maneira possível para passar o máximo de detalhes dos cenários, personagens e ações ocorridas durante a narrativa.
O mestre é um estudioso/ curioso, pois está sempre pesquisando novos conceitos para abordar em suas histórias.
O mestre é um coordenador, pois a história planejada sempre será modificada, em maior ou menor grau, então ele sempre terá que improvisar e ajustar as decisões do grupo com o caminho que o enredo deverá seguir.
O mestre assume a função de juiz, pois deve tomar decisões a todo momento, muitas vezes de improviso, sempre se preocupando em ser o mais imparcial possível e depois de ponderar, ser responsável pela sua decisão final. É impossível ser totalmente imparcial, mas ele se esforça ao máximo para que a sua subjetividade não prejudique a qualidade do jogo.
Ser o mestre parece ser algo extremamente complicado e cansativo, mas é mais simples do que se imagina. Uma qualidade que eu percebo que é muito importante é ter paciência, sem ela, já vi vários jogadores desistirem de narrar por acharem que não ão aptos.
Quais as outras funções características do mestre que não foram abordadas no texto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário