tag:blogger.com,1999:blog-6515142665307041248.post2942622812685299990..comments2023-06-15T05:07:18.037-03:00Comments on O Blog do Mestre Veterano: Narrando - O escudo do mestreMestre Veteranohttp://www.blogger.com/profile/12536920212761763119noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-6515142665307041248.post-10185766379227575232012-09-30T22:12:58.833-03:002012-09-30T22:12:58.833-03:00Eu sou a favor de campanhas hollywoodianas, meus j...Eu sou a favor de campanhas hollywoodianas, meus jogadores adoram contar as histórias difíceis que eles vivenciaram, por eu usar o escudo e roubar tanto pra mim qto pra eles. E como todo bom RPGista sabe o importante é se divertir, em se satisfaz que mal tem...<br />Já joguei numa mesa super verdadeira, mas o mestre, apesar de planejar bastante as aventuras, acabava sem ação com as engenhosidades dos players e aventura ficava meio morgada. Não se tinha muito o que se comentar dela, no máximo um fato ou outro que servia de fundo para a próxima aventura.<br />Enfim, as que mais gostei e as que mais gostaram foi com escudo do trapaceiro, opa do mestre... <br />Buscando o equilíbrio que mal tem?Unknownhttps://www.blogger.com/profile/11397193996861441765noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6515142665307041248.post-62380637538190136502012-09-28T00:00:36.737-03:002012-09-28T00:00:36.737-03:00lembrando, em muitos manuais a famosa e célebre fr...lembrando, em muitos manuais a famosa e célebre frase "o mestre é INCAPAZ de roubar.<br /><br />isso é de fato verdade em um mundo que as regras são colocadas por ele, roubar é impossível, manter a coerência é fundamental<br /><br />quanto aos "ajustes" vai da dinamica de cada grupo a unica real regra do rpg é a diversão, então se o grupo for um que se irrita com facilidade de perder seus personagens principalmente por azar nos dados, isso prejudica a diversão e o proposito do jogo rui, se o grupo se desintereça do jogo se perceber que o mestre nunca os deixamorrer, acontece o mesmo<br /><br /><br />eu mesmo uso tanto pela praticidade do item quanto para o drama, os jogadores nunca sabem se eu realmente jogo os dados ou não, varios acontecimentos eu determino seguindo aquilo que os personagens executaram, porém todo acontecimento que deveria ter uma aleatoriedade eu sempre jogo os dados, os personagens ficam tensos, e de vez em quando, sem nenhum aviso prévio eu jogo olho e dependendo do resultado (uma falha ou sucesso critico) eu levanto o escudo mostrando a rolagem e mostrando que eu não ajusto o tempo todo....<br /><br />isso sempre manteve todos os meus grupos coesos, e para mim isso é o mais importante<br />Giokamotshttps://www.blogger.com/profile/01190706087386806657noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6515142665307041248.post-78396694326110072092012-09-27T16:58:55.698-03:002012-09-27T16:58:55.698-03:00cara... eu só narrava assim quando era mestre noob...cara... eu só narrava assim quando era mestre noob, vc pode ser bom de improviso, mas uma campanha boa se torna ótima quando tem um planejamento, tendo um plano B, C, enfim, prevendo que os jogadores poderiam matar o chefe rápido ou prever outros "movimentos" dos players, o mestre terá o acontecimento planejado e seguro, e pode guardar sua ótima imaginação se decidir alterar alguma coisa de última hora durante o jogo. <br />Sem falar que com planejamento vc pode complementar ainda mais sua campanha com mapas, perfil mais personalizado para os NPCs, trilha sonora tudo sem chance de vc ficar sem saber o que dizer quando os jogadores questionarem alguma coisa.The observerhttps://www.blogger.com/profile/01534792100790603368noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6515142665307041248.post-88069291286751902942012-05-20T13:36:17.067-03:002012-05-20T13:36:17.067-03:00Eu que agradeço o seu comentário Foromir. \o/Eu que agradeço o seu comentário Foromir. \o/Mestre Veteranohttps://www.blogger.com/profile/12536920212761763119noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6515142665307041248.post-62258699529570974072012-05-20T13:32:16.503-03:002012-05-20T13:32:16.503-03:00Eu gosto muito do escudo do mestre! Ajuda bastante...Eu gosto muito do escudo do mestre! Ajuda bastante.<br /><br />Em relação ao fator de mentir os resultados, eu gosto de fazer. As vezes eu apenas imagino como seria o vilão, nem ficha eu faço. E de acordo com os acontecimentos anteriores da campanha vou fazendo o grande vilão dar muita porrada nos jogadores, depois dou uma colher de chá (apenas pra ver como os jogadores reagem e aproveito para ir pensando na ficha. Sim, tudo na hora!) e enfim decido os atributos e outros aspectos do vilão.<br />Sempre funcionou e acho bacana.<br />Claro que isso não é sempre, uso mais para os famosos "Sub-chefes" xD<br /><br /><br />Abraços e ótimo blog.<br />@_klebForomir De Aliothhttp://meridian.forumaqui.comnoreply@blogger.com